46 pessoas encontradas mortas dentro da carroceria de um caminhão

outras 16 pessoas, incluindo 4 crianças, foram encontradas vivas e levadas para hospitais locais

46 pessoas encontradas mortas dentro da carroceria de um caminhão
Tragédia deve ter relação com imigração ilegal, acreditam autoridades de San Antonio, na fronteira dos EUA com o México

Autoridades de San Antonio, cidade norte-americana na fronteira com o México, se depararam com um cenário de terror humanitário em um caminhão abandonado nos arredores da área urbana nesta segunda-feira (27/6).

Quarenta e seis pessoas foram encontradas mortas em um caminhão e 16 foram transportadas para hospitais da região, segundo a polícia e bombeiros de San Antonio.

“É trágico”, disse o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg. “Eles tinham famílias... e provavelmente estavam tentando encontrar uma vida melhor. Não é nada menos que uma terrível tragédia humana.”

As autoridades disseram que foi o maior evento de vítimas em massa que já viram em San Antonio.

“Esperamos que os responsáveis ​​por colocar essas pessoas em condições tão desumanas sejam processados ​​em toda a extensão da lei”, disse Nirenberg.

 As autoridades não confirmaram imediatamente se as vítimas eram migrantes ou de que país eram.

O chefe de polícia de San Antonio, William McManus, disse que os policiais receberam uma ligação 10 minutos antes das 18h. A informação oficial é que   uma pessoa que trabalhava nas proximidades ouviu um grito de socorro.

Quando o trabalhador se aproximou, viu vários corpos dentro do baú de um caminhão de 18 rodas com as portas parcialmente abertas. 

Equipes do Corpo de Bombeiros de San Antonio chegaram ao local e encontraram “pilhas de corpos” no caminhão e muitas pessoas fracas demais para sair, de acordo com o chefe da corporação, Charles Hood.

Hood disse que 46 pessoas,entre homens e mulheres que variavam de adolescentes, a jovens e adultos, foram declarados mortos no local.

Ele disse que eles morreram de insolação e exaustão pelo calor, pois o baú do caminhão não tinha ar condicionado e nem água. As temperaturas chegaram a mais de 100 graus na segunda-feira.

O secretário mexicano de relações externas tuitou na noite de segunda-feira que as 46 pessoas morreram por asfixia, e que pelo menos duas das pessoas no trailer eram da Guatemala.

Os socorristas ajudaram 16 pessoas – 12 adultos e quatro menores – a sairem do caminhão. Hood disse que eles estavam com a temperatura bastante elevada.

Os sobreviventes foram levados às pressas para hospitais locais com ferimentos relacionados ao calor.

O Consulado Mexicano disse  que os feridos estão sendo tratados em quatro hospitais especialiados das proximidades,e uma das autoridades que está trabalhando no caso diz que está “Muito esperançoso que eles vão sobreviver”.

Dez unidades médicas foram usadas para transportar os sobreviventes. Segundo o chefe de departamento do Corpo de Bombeiros da cidade de San Antonio, 60 membros da corporação passarão por avaliações comportamentais depois de haverem trabalhado e  presenciado  à cena de horror diante da gravidade dessa situação.

No geral, ele disse que a resposta “correu muito bem e muito rapidamente” diante da eficiencia e o trabalaho executado pelos profissionais envolvidos na ocorrência.

McManus disse que três pessoas estão presas sob custódia da justiça . No entanto, ele disse que não tinha certeza se eles estavam ligados à tragédia.

É muito triste e lamentável  saber que  46 pessoas  morreram de maneira tão cruel e desumana esta noite, esperamos que não aconteça o mesmo com os  16 sobreviventes e que eles possam se recuperar, ou seja, 14 adultos e quatro crianças. Imaginemos a dor de suas famílias e também de  todos os socorristas que ajudaram e salvaram vidas, mas que   agora devem levar consigo as memórias desta cena de carnificina.