A importância do trabalho da Cufa na construção da cidadania nas periferias

Cufa atua para promover a inclusão nas comunidades urbanas

A importância do trabalho da Cufa na construção da cidadania nas periferias

A Central Única das Favelas (Cufa) é uma organização não-governamental presente em diversas cidades brasileiras, que tem como objetivo combater a exclusão social e promover a inclusão cultural e social de jovens e adultos das periferias urbanas. A atuação da Cufa é fundamental para a construção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nas regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Os discentes de geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Formosa-GO, terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Cufa na região. Em uma palestra que será realizada no dia 19 de junho, às 19h30, pela presidente da Cufa em Formosa, Eliane Oliveira de Souza, que  apresentará as ações da organização e como elas impactam positivamente as comunidades periféricas.

A Cufa atua em diversas áreas, como esporte, cultura, educação, empreendedorismo e saúde. Além disso, a Cufa promove eventos culturais que valorizam a cultura local e incentivam a participação da comunidade.

Outra área de atuação da Cufa é a educação. A organização oferece cursos de capacitação profissional, como informática, fotografia e audiovisual, além de incentivar a formação acadêmica dos jovens das periferias. 

A atuação da Cufa é fundamental para a construção da cidadania nas periferias urbanas. A organização promove a inclusão social e cultural, incentivando o desenvolvimento das comunidades periféricas. A palestra que será realizada na UEG, campus de Formosa-GO, proporcionará  oportunidades para os discentes de geografia conhecerem melhor o trabalho da Cufa e entenderem a importância da organização para a sociedade.