A luta pela preservação e restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Flores de Goiás
Com quase 300 anos de existência, a Igreja é a porta-voz da cultura e memória histórica da cidade.
Moradores de Flores de Goiás desejam ardentemente que a Igreja Nossa Senhora do Rosário possa ser restaurada e tombada como patrimônio histórico e cultural de Goiás e do Brasil, devido à sua grande importância no campo histórico. Com quase 300 anos de existência, a Igreja carrega consigo a identidade cultural e histórica da cidade. Sua tipologia de igreja colonial, com paredes de adobe, ajuda a preservar a memória dos primórdios de Flores de Goiás, quando eram realizados ritos católicos, festas e manifestações culturais.
Os moradores do município têm uma forte aspiração de que a Igreja Nossa Senhora do Rosário possa ser restaurada e reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Goiás e do Brasil, devido à sua significativa contribuição para a história.
Lideranças municipais, políticos e agentes públicos estão empenhados na luta pela preservação da herança cultural e histórica de Flores de Goiás e, nessa batalha que é de todos, buscam incessantemente a preservação da memória histórica do município, como o tombamento da Igreja Nossa Senhora do Rosário ao Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. Apesar da prefeitura municipal já ter homologado esse tombamento provisório, existem profundas preocupações com a estrutura da igreja, pois suas patologias e a falta de manutenção podem colocar seus devotos e admiradores em risco de perder esse importante marco material.
Sendo assim, a restauração, preservação e conservação dessa obra de grande relevância exige um estudo, mão-de-obra especializada e acompanhamento de engenharia e arquitetura para orientação, o que demanda recursos financeiros que a prefeitura municipal não possui. É necessário que todos os envolvidos trabalhem em conjunto para que essa história não seja esquecida e para que essa identidade, memória cultural e histórica de Flores de Goiás seja preservada.