Acolhimento e a proteção de crianças e adolescentes em situações de risco
Uma medida de proteção eficaz
Acolhimento é um importante recurso de proteção para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, devido ao abandono, abuso ou negligência de seus responsáveis. De acordo com as leis brasileiras, tal medida não pode ser aplicada por mais de dois anos e deve ser utilizada somente quando não há outras possibilidades, como o afastamento do agressor ou o encaminhamento para familiares distantes.
O acolhimento é conhecido como “abrigo”, mas existem outras formas de acolhimento, tais como casas-lares, repúblicas ou acolhimento familiar. Em todos os casos, o objetivo é criar um ambiente que seja o mais próximo possível de uma residência para que as crianças e adolescentes possam desenvolver-se com saúde.
Os serviços de acolhimento devem proporcionar condições de moradia, cuidados essenciais e um ambiente de bem-estar para as crianças, ao mesmo tempo em que buscam preservar os vínculos e a reintegração familiar. Além disso, estes jovens devem frequentar a escola e participar de outras atividades fora do local de acolhimento, para que possam continuar ligados à sociedade e usufruir de seus direitos, como a convivência comunitária.
Adoção para a vida: você sabe o que é acolhimento? É um recurso de proteção que busca proporcionar condições saudáveis de desenvolvimento às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, preservando os vínculos familiares e permitindo que possam frequentar a escola e participar de atividades sociais.