Caiado defende preservação do Cerrado, em encontro com atletas da 31ª Caminhada Ecológica

Governador de Goiás recebeu os 26 atletas que saíram de Trindade no dia 23 de julho e chegaram em Aruanã no dia 27. Os participantes percorreram um trajeto de 310 quilômetros

Caiado defende preservação do Cerrado, em encontro com atletas da 31ª Caminhada Ecológica
Atletas fazem caminhada de 310 quilômetros, em cinco dias - Fotos: Júnior Guimarães e Lucas Diener
Caiado defende preservação do Cerrado, em encontro com atletas da 31ª Caminhada Ecológica

Em encontro com os atletas da 31ª Caminhada Ecológica, nesta quinta-feira (01/08), o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da preservação do Cerrado. Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, ele recebeu a equipe, no salão Dona Gercina, no Palácio das Esmeraldas. Os 26 participantes saíram de Trindade no dia 23 de julho e chegaram à Aruanã, no dia 27, depois de passarem por 11 municípios.

“Os atletas percorreram 310 quilômetros debaixo de sol, durante o dia, e frio à noite, para levar à Aruanã o sentimento da importância da preservação do nosso Cerrado. Goiás é um dos estados com menor percentual de desmatamento do país, então estamos conseguindo dar o recado”, ressaltou Caiado.

Em uma realização do Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular e do Serviço Social do Comércio (Sesc), a gerente de Projetos do Grupo, Brícia Rocha, ressaltou que o trabalho em equipe entre a sociedade civil, atletas e o Governo de Goiás, torna o projeto especial e eficaz. “A Caminhada é mais que um evento, é um movimento que une pessoas em prol de um objetivo comum, a conservação do nosso Cerrado, este bioma tão rico e diverso que merece nossa atenção e cuidado”, enfatizou.

Este ano o tema da caminhada foi “Cuidar do Cerrado: Tem que ser agora”. Os atletas fizeram um longo percurso a pé, passando por Trindade, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. Eles caminharam cerca de 60 quilômetros por dia. O objetivo do evento é conscientizar sobre a preservação do Cerrado e do Rio Araguaia. 

O representante da coordenação do projeto, Rui Rocha, afirmou que os atletas são os “heróis” da Caminhada Ecológica, sendo esta uma “prova de resistência e amor à natureza”. 

Recuperação do Araguaia 

O Programa Juntos Pelo Araguaia (JPA), criado em junho de 2019, é uma cooperação público-privada que visa promover a recuperação de 5 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia, em Goiás. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Governo de Goiás é o curador técnico e institucional do programa que busca a melhoria da qualidade do rio, reabastece os mananciais, preserva o meio ambiente e regenera ecossistemas fragilizados.

“O projeto que estamos fazendo na cabeceira do Araguaia, é o maior de recuperação ambiental do país. Buscamos cada vez mais a conscientização para combater o desmatamento das áreas que são de preservação permanente. Sabemos a riqueza dos nossos rios e cuidar deles é fundamental para dar ao Estado de Goiás alta produtividade”, finalizou Caiado.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás