Caiado destaca competitividade dos estados do Brasil Central ao abrir 2º Fórum de Governadores

Encontro integra programação da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central e reúne representantes de sete unidades da federação para discutir o desenvolvimento da região

Caiado destaca competitividade dos estados do Brasil Central ao abrir 2º Fórum de Governadores
Caiado faz a abertura do Fórum dos Governadores do Brasil Central, realizado em Goiânia até quinta-feira (29/08)/Fotos: Romullo Carvalho

O governador Ronaldo Caiado destacou a qualidade dos produtos da região Brasil Central para enfrentar a competitividade no mercado internacional, ao fazer a abertura da segunda edição do Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta quarta-feira (28/08), no Centro de Convenções de Goiânia. “Vamos mostrar ao mundo a nossa capacidade de produção, e o respeito que nós temos ao meio ambiente”, disse, ao lado de representantes de outras seis unidades da federação. 

O Fórum integra a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que segue com programação até o dia 29 de agosto. “Temos atuado de forma conjunta, para mostrar nosso potencial e o respeito que nós temos uns pelos outros”, reforçou Caiado sobre a cooperação dos estados. Caiado preside o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), associação pública com foco no crescimento da região.

O evento traz 170 expositores internacionais e nacionais, entre eles, empresários vindos dos cinco continentes. Estão presentes mais de 40 embaixadas, além de câmaras de Comércio Exterior, entidades empresariais e instituições de ensino superior. “Essa parte do Brasil, certamente, nos levará a ser novamente um dos maiores países do mundo”, enalteceu o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes apontou desafios internos para o comércio exterior. “Nossos portos não são tão competitivos, mas, apesar disso, as exportações crescem, pois temos empresários resilientes”, argumentou. “O limite é a nossa própria capacidade de interagir com o mundo e de investir em estruturas que possam dar vazão à ousadia do empresariado brasileiro”, endossou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. 

Participaram ainda os governadores Carlos Brandão (Maranhão), Marcos Rocha (Rondônia), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e a vice-governadora Celina Leão (Distrito Federal), bem como o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.

Ficomex 2024

“Queremos abrir a fala aos empresários para debater caminhos e propor novas soluções. Ter um diálogo honesto e inclusivo”, ressaltou o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti. “Será um movimento articulado político e empresarial. É um divisor de águas e um conector de empresas”, acrescentou.

A programação segue o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”. A Ficomex tem parceria da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, Tecnologia e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), Governo de Goiás, entidades empresariais, terceiro setor e Sebrae Goiás.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás