Cavalhadas de Pirenópolis recebem homenagem na Câmara dos Deputados
Caroline Fleury e outras autoridades defenderam que Cavalhadas de Pirenópolis se tornem patrimônio imaterial da humanidade
O Plenário da Câmara dos Deputados ficou colorido nesta terça-feira (2), durante uma homenagem aos 198 anos das Cavalhadas de Pirenópolis. A sessão foi solicitada pelo deputado federal de Goiás, Zacharias Calil, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, que representou o governador Ronaldo Caiado.
“Eu cresci na cidade vizinha, Corumbá de Goiás, participando e vendo a emoção que é as Cavalhadas e todo preparo para que a comemoração aconteça, com envolvimento de todas famílias”, contou emocionada. “A valorização da cultura é tão importante para o nosso povo e as Cavalhadas devem mesmo ser um patrimônio imaterial da humanidade, para isso precisamos interiorizar, respeitar e continuar com as tradições”, afirmou.
Em 2024, as Cavalhadas começaram por Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, e serão realizadas em 15 cidades goianas ao longo do ano. Uma das principais festas religiosas do Brasil tem mobilizado moradores e atraído turistas para as comemorações que contam com a encenação das batalhas entre mouros e cristãos, com cavaleiros ornamentados em um cenário digno de filme.Também com procissões e apresentações culturais que renovam a fé e mantêm viva a tradição.
Durante seu discurso, o secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix, lembrou que as Cavalhadas são, desde 2010, patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, ele disse que a demanda é para que a festa seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como patrimônio imaterial da humanidade. “É uma festa pelo povo e para o povo. É uma junção das pessoas. A festa não acontece só com o poder público. Ela acontece porque ela é uma junção de uma comunidade que faz a Festa dos Divino, da qual as Cavalhadas são umas das principais expressões”, explicou.
O pároco de Pirenópolis, Padre Augusto Gonçalves, detalhou o histórico da festividade e agradeceu pela iniciativa. “As cavalhadas manifestam a beleza da fé, a importância da história, a singeleza da cultura e o valor das tradições populares, preservando e perpetuando ao longo dos séculos os valores da fé, história e cultura para as novas gerações”, registrou.
O deputado Zacharias Calil destacou que a homenagem é justa e merecida. “Eu sinto orgulho de poder contribuir para que a nossa cultura seja divulgada”, falou.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal - Governo de Goiás