Cidadania repudia atitude de vereador que imitou macaco para colega negro
O vereador Professor Lincon, membro do partido Cidadania, emitiu sons semelhantes aos de um macaco durante uma sessão na Câmara Municipal de Planaltina, supostamente com o intuito de fazer referência depreciativa ao seu colega negro, Carlim Imperador. A atitude de Lincon foi repudiada pelo partido Cidadania em Goiás, que solicitou um pronunciamento oficial por parte do diretório municipal.
O Cidadania em Goiás manifesta sua total reprovação em relação ao comportamento do Vereador Professor Lincon, da cidade de Planaltina de Goiás, que imitou o som de um macaco durante uma sessão da Câmara Municipal, em referência ao seu colega negro, Vereador Carlim Imperador. O Presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe, solicita que o diretório municipal do partido em Planaltina se pronuncie sobre esse incidente envolvendo o Vereador Professor Lincon. O caso ocorreu na segunda-feira (13), durante a sessão da Câmara Municipal.
"A direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, após assegurar ao filiado e parlamentar, Vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa", afirma trecho da nota enviada ao Mais Goiás.
Em resposta, o diretório municipal do partido ressalta que o Vereador Lincon é filiado desde 2005 e nunca apresentou comportamento que pudesse prejudicá-lo. "Esperamos que o vereador se posicione o mais rápido possível para esclarecer a situação, a fim de que este diretório possa tomar as medidas adequadas".
Durante a votação de um projeto na Câmara Municipal os vereadores estavam envolvidos em um debate acalorado acerca da possível implementação de uma loteria na prefeitura. Contudo, a discussão foi interrompida por um terceiro parlamentar, que imitou o som de um macaco. Tal atitude causou um momento de silêncio desconfortável entre os membros da Câmara.
Por meio do Instagram, o vereador Carlim Imperador compartilhou um vídeo sobre o incidente em questão. Na gravação, ele compartilha sua vergonha e constrangimento em relação ao ocorrido, e continua a refletir sobre o assunto. Carlim Imperador ressalta a importância de conscientizar a população, enfatizando que é inaceitável que um parlamentar, especialmente um professor, se envolva em tal tipo de ofensa. Ele expressa seu extremo constrangimento e sentimento de ofensa, ressaltando ainda mais a contextualização desse incidente no mês da Consciência Negra, que é o mês de novembro.
Nota do Cidadania:
“O Cidadania em Goiás repudia o comportamento do Vereador Professor Lincon da cidade de Planaltina de Goiás, que em sessão da Câmara dos Vereadores imitou o guinchar de macaco em referência ao seu colega negro, Vereador Carlim Imperador.
Tal postura é contrária aos propósitos do Cidadania, proclamados em seus documentos basilares e em sua prática política, fundada no combate ao racismo em todas as suas manifestações, no respeito aos direitos humanos, na tolerância e na democracia.
A direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, após assegurar ao filiado e parlamentar, Vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa.
Cumprida essa etapa local, a direção estadual se posicionará, sempre pautada por aqueles princípios partidários citados anteriormente. Nunca aceitaremos que ataques raciais sejam promovidos por membros de nossa legenda, seja por que motivo for.”