Cinco goianos que são sucesso e governam outros estados e capitais do país
Prefeitos e governadores nascidos em Goiás chamam a atenção no cenário nacional
Quando o assunto é política, Goiás segue formando autoridades que se destacam nos quatro cantos do país. O estado é, inclusive, o ente federativo com o maior número de governadores do Brasil.
Além de liderar executivos estaduais do Centro-Oeste, os goianos também surgem como grandes nomes a ocupar prefeituras de capitais de diferentes regiões. Atualmente, cinco deles chamam a atenção. Para detalhar a trajetória de cada um, foi preparada uma lista com os políticos que nasceram em cidades de Goiás e estão em evidência no cenário nacional. Confira!
Mauro Mendes
Natural de Anápolis, o atual governador do Mato Grosso deixou a cidade aos 16 anos para cursar Engenharia Elétrica em Cuiabá (MT) e conseguiu fundar a Bimetal, uma das maiores fabricantes de torres de telecomunicações do país. Em 2012, Mauro Mendes (UB) venceu a disputa pela Prefeitura da capital mato-grossense e sagrou-se vencedor com 54,65% dos votos. Posteriormente, se elegeu governador do estado vizinho, cargo para o qual foi reeleito em primeiro turno nas eleições de 2022 com 68,45% do eleitorado.
Antônio Denarium
Também anapolino, Antônio Denarium (PP) é empresário e agropecuarista. O mandato como governador do Roraima, iniciado em janeiro de 2019, foi o primeiro cargo público exercido por ele. Antes, empreendia principalmente no mercado de soja, além de ser dono de plantios de milho e criação de bovinos. Também atuou no setor imobiliário e bancário, quando foi gerente do Banco Bamerindus. Além disso, é dono da empresa Denarium Empreendimentos Imobiliarios Ltda. Em 2022, Denarium foi reeleito no primeiro turno com 56,47% dos votos.
Celina Leão
Governadora interina do Distrito Federal (DF) após Ibaneis Rocha (MDB) ter sido afastado, Celina Leão (PP) nasceu em Goiânia e é formada em administração. Começou na política como deputada distrital do DF em 2011. Em 2018, foi eleita deputada federal, e, no ano passado, se tornou vice na chapa de Ibaneis. Na Câmara, foi coordenadora da Secretaria da Mulher.
Cinthia Ribeiro
Outra anapolina da lista, Cinthia Ribeiro (PSDB) é prefeita de Palmas (TO). Ela assumiu o cargo pela primeira vez em quando o então prefeito, Carlos Amastha, renunciou o posto para concorrer ao governo do estado. Nas eleições de 2020, se reelegeu com 36,24% dos votos, sendo a única mulher a ser eleita prefeita em uma capital do país naquele ano.
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) nasceu em Piracanjuba, no interior de Goiás, onde foi lavrador até os 15 anos. Mudou-se para a capital gaúcha em 1978, na qual cursou Direito e entrou para a política, sendo presidente do PMDB de Porto Alegre por cinco anos. Foi eleito vereador em 2000, e reeleito nas duas eleições seguintes. Em 2018, concorreu e foi eleito deputado estadual pelo RS. Em 2020, elegeu-se prefeito da capital do estado.
Fonte: Portal 6