Com leitor de texto por IA, não há desculpa para não “ler”

A ElevenLabs, uma startup reconhecida por suas avançadas soluções de IA voltadas para a criação e edição de vozes sintéticas, anunciou recentemente que seu aplicativo Reader agora está disponível em português, além de outros 31 idiomas.

Com leitor de texto por IA, não há desculpa para não “ler”
Imagem do ChatGPT Transcribe Audio

Hora do Papo Bon sobre IA (Inteligência Artificial). Agradeço sua leitura e vamos fazer valer o seu tempo.

As pessoas têm personalidades e características únicas. Eu, particularmente, conheço algumas que não gostam de ler (triste pra elas). Outras têm preguiça, inclusive no meio político (triste pra nós). Mas a IA já está oferecendo opções para ajudar estas pessoas que não têm apreço à leitura.

A ElevenLabs, uma startup reconhecida por suas avançadas soluções de IA voltadas para a criação e edição de vozes sintéticas, anunciou recentemente que seu aplicativo Reader agora está disponível em português, além de outros 31 idiomas. Essa plataforma inovadora permite que os usuários façam o upload de textos diversos, como artigos, PDFs e e-books, para escutá-los em várias vozes e línguas.

O Reader foi lançado em junho de 2024 nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, e agora está disponível ao público global. A ElevenLabs, que atingiu o status de unicórnio após levantar US$ 80 milhões em investimentos, oferece uma API versátil que é utilizada em uma variedade de serviços, incluindo dublagem e conversão de texto em fala, destacando-se como uma referência no setor de tecnologias vocais. E esta tecnologia já está integrada em plataformas populares como Perplexity, PocketFM e KukuFM. Este é o primeiro produto da empresa voltado diretamente ao consumidor final. Além da inclusão de novos idiomas, a biblioteca de vozes foi expandida. Vozes licenciadas, como as de Judy Garland e James Dean, agora podem“ler”o texto pra você.

Outras opções

Além do Reader, há opções competitivas no mercado. Um exemplo é o Speechify, que disponibiliza funcionalidades adicionais como escaneamento de documentos e integração com serviços como Gmail e Canvas, além de permitir que os usuários criem clones de suas próprias vozes, aumentando as possibilidades de personalização.

Já visualizando o futuro, a ElevenLabs planeja implementar novas funcionalidades no Reader: suporte offline e a capacidade de compartilhar trechos de áudio, o que deverá fortalecer ainda mais sua posição no mercado de leitores de texto com voz artificial.

O que é uma empresa unicórnio e como surgiu a definição?

É uma startup privada que atingiu uma avaliação de mercado igual ou superior a 1 bilhão de dólares. O termo "unicórnio" foi popularizado em 2013 pela investidora de capital de risco Aileen Lee, que escolheu essa metáfora para destacar a raridade e o sucesso extraordinário dessas empresas.

Geralmente são associadas a setores de tecnologia e inovação, e muitas delas operam em mercados disruptivos ou emergentes, oferecendo produtos ou serviços que mudam significativamente a forma como as indústrias tradicionais funcionam. Exemplos conhecidos de unicórnios incluem empresas como Uber, Airbnb e SpaceX, que conseguiram revolucionar seus respectivos setores antes mesmo de abrirem capital na bolsa de valores.

Semana que vem tem mais.

Loading...

Texto escrito com informações da Pardal Tech.

 

P.S. Papo Bon, com ene, é uma corruptela com o nome Bonassa.

Fábio Bonassa é radialista e jornalista (MTb 81674/SP), e escreve sobre IA (Inteligência Artificial) e tecnologia.