Comunidade quilombola de Alto Paraíso entra no Projeto Experiências do Brasil Original

A comunidade de Alto Paraíso agora desfruta de novas oportunidades para promover seu patrimônio cultural e histórico, e mostrar ao mundo a beleza e as variedades gastronômicas do lugar

Comunidade quilombola de Alto Paraíso entra no Projeto Experiências do Brasil Original
A comunidade quilombola de Alto Paraíso foi incluída no Projeto Experiências do Brasil Original, um programa criado para disseminar e fomentar o turismo local/Fotos: Goiás Turismo

A comunidade quilombola Moinho, de Alto Paraíso foi selecionada para integrar o Projeto Experiências do Brasil Original, que visa promover o turismo de base comunitária e ampliar e diversificar a oferta turística brasileira. O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual do Turismo (Goiás Turismo) visitou o Povoado Quilombola do Moinho para iniciar os diagnósticos dos roteiros que farão parte do projeto.

A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), pretende criar experiências turísticas memoráveis e transformadoras para as comunidades indígenas e quilombolas. Acompanhando a visitação, estavam presentes o gerente de estudos, pesquisa e qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, e o coordenador de estruturação e produtos turísticos, Luciano Guimarães.



De acordo com o MTur, a ação busca transformar a vida das populações mais vulneráveis. Para Luciano Guimarães, o projeto permite que a comunidade local seja protagonista da experiência oferecida aos visitantes. “Estamos muito felizes por Goiás ter sido escolhido para participar desse convênio e receber investimentos. Acreditamos muito na região da Chapada dos Veadeiros”, destacou.

Além do Povoado Quilombola do Moinho, localizado no nordeste goiano, o Projeto Experiências do Brasil Original beneficiará também a Comunidade Terra Quilombola África, em Moju (PA); Comunidade Indígena Raposa I, em Normandia (RR); e a Comunidade Indígena Borari, em Santarém (PA).

O Povoado Quilombola do Moinho está cercado por montanhas e rios de águas cristalinas, localizado a 12 quilômetros da cidade de Alto Paraíso. A região é reconhecida por sua biodiversidade, alimentos orgânicos e alternativas de cura, como ervas medicinais e saberes da terra. A partir do Projeto Experiências do Brasil Original, o turismo pode servir como um meio para preservar e destacar a cultura e a história quilombola, além de proporcionar oportunidades de desenvolvimento para a comunidade local.