Conheça a escritora e poetisa Francielle Rego, compositora do hino de Divinópolis de Goiás
Professora do IFGoiano em Campos Belos-GO, Francielle Rego, alcançou grande destaque e reconhecimento, especialmente por sua luta e atuação em prol do desenvolvimento do nordeste goiano
Francielle Rego Oliveira Braz é professora efetiva do Instituto Federal Goiano Câmpus Campos Belos, exercendo também a função de Coordenadora do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ministra aulas de Administração Rural, Empreendedorismo/ Projetos Agropecuários , Gestão de Materiais, Produção e Logística, Empreendedorismo e Administração de Marketing, Consultoria Empresarial e Economia e Administração Rural.
É Bacharel em Administração de Empresas pela Sociedade Objetivo de Ensino Superior em Goiânia (2002), Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira(2004); licenciada em matemática pelo programa de formação de docente pela Universidade Católica de Brasília (2010); especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Goiás (2016) e especialista em Educação do Campo- práticas pedagógicas pela Universidade Federal do Tocantins (2016).
Mestre em Inovação em Comunicação e Economia Criativa, pela Universidade Católica de Brasília (2022) e Doutoranda em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Extensão e Administração Rural , com ênfase em Gestão de pequenas propriedades rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Agroecologia, Produção Sustentável e Soberania Alimentar, Mercados e Comercialização de produtos da agricultura familiar.
Sua experiência anterior inclui membro do Território de Cidadania Chapada dos Veadeiros, que tinha como pauta a conservação ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar da região para atendimento aos mercados institucionais; Em parceria com a EMATER local, realizou o mapeamento das comunidades rurais de Campos Belos e articulação da criação da primeira Cooperativa Agropecuária de Campos Belos e região (COPERCAMPOS). Assessoramento ao presidente da supracitada cooperativa para realização de protocolo perante a Câmara de Vereadores para criação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
Participação do Projeto Horta Comunitária com reeducandos em parceria com Ministério Público local. Também em parceria com este órgão ministerial, atuou na recuperação do córrego Baunilha, principal afluente do Rio Montes Claros, município de Campos Belos.
Em 2018, coordenou o I Fórum das Águas no Nordeste Goiano, que foi realizado na Câmara de Vereadores de Campos Belos, com objetivo de traçar metas de preservação, conservação e recuperação das nascentes da região.
Foi responsável pela criação do primeiro curso superior de Tecnologia em Agroecologia da Chapada dos Veadeiros junto a Universidade Estadual de Goiás, local em que atuou como professora por quinze anos.
É membro da Rede Pouso Alto de Agroecologia com atuação na Chapada dos Veadeiros. , publicou o livro intitulado “Divinópolis de Goiás Terra da Gente”, que, apesar de levar o nome de sua terra natal, prestou-se a relatar os aspectos de formação e ocupação do nordeste goiano. No mesmo ano, publicou , com mais vinte três escritores de Campos Belos e região, o livro de poesias intitulado de “Mosaico Vozes do Ser Tão Poético”, por meio da qual buscou retratar os principais aspectos culturais, ambientais e artísticos dos locais mencionados.
Por fim, em 2021, coordenou a criação da I Feira de Sementes de Campos Belos, em parceria com a Rede Pouso Alto de Agroecologia, Instituto Federal Goiano Campus Campos Belos e a Prefeitura Municipal de Campos Belos. Atua em vários projetos de extensão do IF Goiano junto às Comunidades Tradicionais.