Conheça segredos para ter melhores respostas das IAs

Conheça segredos para ter melhores respostas das IAs
Imagem gerada pela IA Leonardo.ai.
Conheça segredos para ter melhores respostas das IAs

Hora do “Papo Bon” sobre Inteligência Artificial. Agradeço e vamos fazer valer seu tempo por aqui.

Conheceremos alguns segredos para se obter as melhores respostas das IAs (Inteligências Artificiais). Tudo começa com o “prompt”.

Mas o que é o “prompt”?

Então, o “prompt” é uma instrução, um comando seu para a IA. É o que você digita na barra de pesquisa na página inicial. Este seu comando guiará e definirá o que você quer a IA faça ou responda.

Um parêntesis aqui. “Promptar” é um anglicismo que em pouco tempo será incorporado ao nosso dicionário, como foi o “deletar”. Vá se acostumando com a palavra “prompt” e suas variações.

Agora conheça alguns segredos para ter melhores respostas das IAs.

1. Seja específico

Quanto mais específica for a pergunta, melhor será a resposta. Evite prompts abertos, onde não há uma só resposta correta. Ao invés de perguntar “como está o clima? (prompt aberto)”, pergunte “qual é a previsão do tempo para São Paulo hoje?”. Você especificou o que quer, em qual cidade e em qual período.

2. Use linguagem clara e de fácil entendimento

Seja claro e direto na sua solicitação. A IA foi projetada para entender a linguagem natural, e tem uma capacidade de processamento muito rápida, então, clareza é fundamental. Evite jargões, abreviações ou linguagem muito complexa.

3. Forneça contexto

Dê informações adicionais ou detalhes sobre sua pergunta ou tarefa. Um exemplo: “Sou estudante do ensino médio e terei uma prova de matemática sobre álgebra, especificamente equações. Desenvolva um teste com 10 perguntas sobre o assunto. As opções de resposta devem ser de múltipla escolha. Faça a primeira pergunta e aguarde minha resposta para enviar a segunda. E assim sucessivamente”.

4. Verifique a fonte e a confiabilidade da informação

IAs também cometem erros. Na página inicial do ChatGPT está escrito, em letras miúdas: “ChatGPT pode cometer erros. Considere verificar informações importantes”. Entenda assim: verifique a fonte da informação fornecida e avalie sua confiabilidade antes de tomar decisões com base nelas.

5. Explore diferentes IAs

Há várias IAs disponíveis: ChatGPT, Copilot, Gemini, Perplexity, Leonardo.ai, Dall-E, Stable Diffusion, entre outras. Cada uma com suas próprias especialidades e capacidades. Coloque a mesma solicitação em duas ou três delas e compare os resultados. Isso irá ajudar a identificar qual atende melhor às suas necessidades.

E qual o “prompt” completo?

Esta é para fechar com chave de ouro! O “prompt” completo precisa ter cinco elementos, que podemos resumir no acróstico PACEF. Vamos aos detalhes.

P (papel) - explique qual o caminho a IA deve seguir. A resposta já vem direcionada. Ex.: “Você é um especialista em tecnologia dos negócios. Agora me explique como a IA está sendo usada nesta área atualmente”.

A (ação) - explique o que você quer. Ex.: “Escreva um texto sobre a história do Brasil desde o descobrimento até os dias atuais. Ao todo o texto deve ter, no máximo, 2000 caracteres. (Para a IA cada letra é um caractere, inclusive os espaços).

C (conteúdo ou contexto) - explique qual é o motivo pelo qual você está perguntando. Ex.: “Quero que você detalhe o motivo da Microsoft ter investido na empresa OpenAI, dona do ChatGPT”.

E (exemplos, esquema, esqueleto) - se você já tem um texto sobre o assunto que está pesquisando, ou encontrou um texto que gostou, utilize-o. Ex.: “Estou pesquisando sobre a evolução do cultivo da cana de açúcar no Brasil. Siga o modelo do texto abaixo e liste as novidades mais recentes sobre o assunto”. (Na sequência insira o texto que você selecionou).

F (formato) - explique o formato do texto que você quer. Ex.: “Escreva um texto em primeira pessoa, dissertativo, com até 500 caracteres, sobre como devo me comportar em uma entrevista de emprego”. (Para se chegar ao total de 500 caracteres são computados letras e os espaços em branco também).

 

Aqui está um exemplo completo com o modelo PACEF. O objetivo é criar conteúdo para um blog sobre sustentabilidade, focando na redução do uso de plástico. O prompt está entre aspas.

“Comporte-se como um ambientalista dedicado com vasta experiência em práticas sustentáveis e redução do uso de plástico. (P - Papel)

Quero que você crie um guia prático. (A - Ação)

Este guia é destinado a leitores do meu blog sobre sustentabilidade, para ajudá-los a entender a importância de reduzir o uso de plástico em suas vidas diárias com estratégias concretas para fazer isso (C - Conteúdo).

Por favor, inclua no guia uma breve introdução sobre o impacto ambiental do plástico, seguida por cinco dicas práticas para reduzir o uso de plástico no dia a dia. Cada dica deve ser acompanhada por um exemplo simples que ilustre como implementá-la. Se possível, mencione alternativas sustentáveis ao plástico que podem ser facilmente adotadas. (E - Exemplo)

Escreva o guia em um formato de postagem de blog, com até 1000 palavras. Use uma linguagem clara e acessível, adequada para leitores que podem não estar familiarizados com jargões ambientais. Estruture o texto com subtítulos para cada dica e inclua uma conclusão motivacional que encoraje os leitores a adotar essas mudanças. (F - Formato)”

 

Use este modelo em uma IA, como a gamma.app, e veja a mágica acontecer.

Semana que vem tem mais!

Loading...

Fábio Bonassa é radialista e jornalista (MTB 81674/SP) e escreve sobre (IA) Inteligência Artificial