Crianças desaparecidas em Goiás terão fotos exibidas em telão durante jogos no Maracanã
A iniciativa relacionada às crianças goianas deve ocorrer ainda neste mês de outubro
Crianças desaparecidas no estado de Goiás poderão ter suas fotos exibidas em telões durante jogos do Flamengo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A iniciativa relacionada às crianças goianas deve ocorrer ainda neste mês de outubro. Objetivo é ampliar as informações e auxiliar nas buscas.
A coleta das imagens é feita pelo Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas (Plid) do Ministério Público de Goiás (MPGO), que é vinculado ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid).
Os pais de crianças desaparecidas que queiram incluir suas fotos nesta campanha devem encaminhar um e-mail para o programa, no endereço
com a foto da criança e o termo de autorização para uso da imagem devidamente preenchido.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, com o Flamengo. A estimativa oficial é de que, por ano, cerca de 22 mil crianças e adolescentes são declarados desaparecidos no Brasil.
Primeira exibição
No último dia 15 de outubro, já houve a primeira exibição dessa campanha, no jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Nesta exibição, porém, não havia imagens de crianças goianas.
Os telões do estádio apresentaram um vídeo sobre o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), com imagens de casos de crianças desaparecidas.
Entenda o que é o Sinalid
O Sinalid é uma rede de órgãos públicos apoiada pelo CNMP para encontrar pessoas. Na página do sistema no portal do CNMP, os cidadãos encontram notícias e atos normativos relacionados ao sistema e podem ver quais estados já implementaram os programas de localização de pessoas desaparecidas.
Também é possível ter acesso a um painel – em formato de Business Intelligence (BI) – que compila estatísticas de caráter geral disponibilizadas pelos Ministérios Públicos Estaduais.
Fonte: Mais Goiás