Decisão Judicial pode mudar o resultado da eleição que definiu o novo presidente da Câmara Municipal de Formosa
Decisão do STJ determina que Luziano Martins assuma a presidência da Câmara Municipal de Vereadores, caso seja confirmada essa decisão, toda Mesa Diretora que foi empossada no último dia 02 de janeiro poderá ser substituída.
Decisão em terceira instância do Superior Tribunal de Justiça, determinou que o vereador Luziano Martins (Podemos), assuma a presidência da Câmara Municipal de Formosa. Luziano havia vencido a eleição no dia 15 de dezembro, mas teve a Chapa anulada pela Mesa Diretora que entendeu que havia irregularidades em sua composição, com isso foi proclamada a vitória do vereador Trovão (PMDB).
Luziano Martins então recorreu e diante disso o desembargador Wilson Dias, em decisão monocrática entendeu que o vereador Luziano era o candidato eleito e legitimado para assumir a presidência da Casa. Entretanto, em nova decisão judicial, o Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, determinou que fosse realizada uma nova eleição para que fosse escolhida a nova Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024.
A presidente da Câmara Municipal atendendento a determinação judicial convocou uma assembleia extraordinária para o dia 31 de dezembro para que fossem montadas as chapas que concorreriam aos cargos de presidente, vice-presidente, 1°, 2° e 3° secretários.
Dessa feita, Luziano Martins concorreu não mais como presidente e sim como vice, todavia, na ocasião a Chapa que também era composta pelo vereador acima supracitado, acabou perdendo a eleição para a Chapa 2, que elegeu como presidente o vereador Marcos Goulart, mais conhecido como Marquim Araújo.
A Chapa 1 obteve 9 votos e os integrantes da Chapa 2 obtiveram 10 votos.
Contudo, uma decisão do STJ na noite desta terça-feira (10) pode mudar de forma definitiva o resultado da eleição da Presidência da Câmara de Vereadores de Formosa, uma vez que o órgão de instancia superior determinou que o vereador Luziano, seja empossado como presidente do poder legislativo.
Se for confirmada a decisão do Superior Tribunal de Justiça, a composição da Mesa Diretora mudará totalmente e certamente os membros da Mesa Diretora não serão mais o que lá já estão.
No dia 15 de dezembro, Luziano havia vencido o seu oponente por dez votos contra nove e apesar de Luziano obter o maior número de votos, ele não pode assumir o cargo de presidente. Ainda estamos na primeira quinzena do mês de janeiro de 2023 e a Câmara Municipal já vive essa grande reviravolta.
O vereador Luziano Martins tem bastante experiência política, nas eleições municipais de 2004, Luziano do Bezerra foi o vereador mais bem votado do município e se tudo se confirmar essa será a terceira vez que ele estará presidindo a Câmara Municipal de Formosa.
Até o presente momento tudo está se encaminhando para isso, pois nesta terça, 10/01, o Superior Tribunal de Justiça concedeu liminar favorável ao vereador, nessa decisão em terceira instância, o STJ determina que seja dada posse a Luziano Martins como presidente do poder legislativo formosense, os adversários do político podem recorrer, mas agora somente no STF e uma eventual decisão desfavorável contra Luziano não aconteceria de forma imediata.