Doença de Chagas já vitimou mais de 230 pessoas neste ano em Goiás
Alguns municípios da região Nordeste do estado são altamente vulneráveis devido à presença do barbeiro, transmissor da doença.
Este ano em Goiás, a Doença de Chagas provocou mais de 230 mortes, segundo a Secretaria da Saúde. Estima-se que entre 200 mil e 300 mil pessoas no estado possam estar infectadas.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, alerta que a doença ainda não está completamente erradicada. Alguns municípios da região Nordeste do estado são altamente vulneráveis devido à presença do barbeiro, como é o caso de Posse, que se destaca como uma das cidades brasileiras com maior número de casos.
Por isso, a recomendação é que aqueles que moram na zona rural, que tenham tido contato com o barbeiro ou que possuem familiares com a doença, façam o exame para Chagas.
Alguns sintomas que devem ser investigados são a aceleração do batimento cardíaco, dificuldade para engolir alimentos e prisão de ventre.
A identificação precoce e o diagnóstico correto são fundamentais para garantir o tratamento adequado e evitar que a doença se agrave.