Eleitor que não regularizar situação até 8 de maio não poderá votar nas eleições municipais
Eleitor tem até quatro meses para regularizar título para que possa participar das eleições municipais em outubro
Os cidadãos que desejam exercer seu direito de voto nas eleições municipais deste ano terão um prazo de menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar sua situação. A partir do dia 8 de maio, o cadastro eleitoral será encerrado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.
Esta medida é válida para os jovens a partir de 16 anos que desejam votar pela primeira vez, bem como para os eleitores que estão com situação irregular por terem deixado de votar e justificar sua ausência por três eleições consecutivas.
Para regularizar a situação, é necessário acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome e verificar as opções disponíveis. Basta preencher o número do CPF para checar a situação da inscrição eleitoral.
Aqueles que desejam obter o título de eleitor pela primeira vez devem clicar na opção "título eleitoral" e seguir as instruções fornecidas pelo atendimento eletrônico.
No primeiro turno, marcado para o dia 06 de outubro, os eleitores terão a oportunidade de escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.
Lembramos aos eleitores que é essencial cumprir com esse prazo para garantir o exercício de sua cidadania e participação ativa no processo democrático. Não deixe para última hora, regularize sua situação eleitoral e esteja apto a contribuir com a escolha.
O título de eleitor é um documento obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos.
Para votar nas eleições municipais de 2024, que ocorrerão em outubro, o eleitor deve regularizar seu título até o dia 8 de maio.
A regularização pode ser feita online, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome/Foto: Marcello Casal