Entorno recebe orientação sobre projetos voltados à PCD

Seminário, com apoio da SEDF-GO, apresenta programa federal “Viver sem limite” que prevê R$ 6,5 bilhões para ações de inclusão em todo o Brasil

Entorno recebe orientação sobre projetos voltados à PCD
Reunião em Janeiro com Diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Antônio José Ferreira.

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) participa nesta quinta-feira (09/05), do seminário de apresentação do programa federal “Viver sem limite” para representantes das prefeituras da Região Metropolitana do Entorno e Nordeste goiano. O objetivo é incentivar a adesão ao plano que prevê investimento de cerca de R$ 6,5 bilhões para ações que promovam o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.

“Nosso foco é preparar  prefeitos,  secretários da Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios para aproveitarem da melhor maneira possível o programa, a fim de promover mais bem estar social e inclusão nas nossas cidades”, enfatizou Caroline Fleury, secretária do Entorno do DF.

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento (IBEDE), tem apoio da SEDF-GO, da Secretaria Nacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência (vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (CISBAN-GO).

Viver Sem Limite

Lançado em novembro do ano passado, o programa pretende atuar nas 5 regiões do Brasil, onde existem 18 milhões de pessoas com deficiência. O plano tem mais de 100 ações previstas, entre elas, segundo informações do Governo Federal, estão:

renovação da frota de ônibus urbanos para veículos com acessibilidade e tecnologia mais limpa nas cidades com mais de 150 mil habitantes;

implantação da Central Nacional de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Conecte Libras Brasil); 

formação de 63 mil professores e 106 mil gestores em educação especial na perspectiva inclusiva pela Rede Nacional de Formação (Renafor);

promoção de 120 mil novos contratos de trabalho de pessoas com deficiência ou reabilitadas do INSS em empresas obrigadas a cumprirem a Lei de Cotas.

Atuação SEDF-GO

A SEDF-GO pretende mapear as pessoas com deficiência no Entorno, para direcionar políticas públicas. Também servir como apoio para implementação de ações de inclusão em toda a região.

Atualmente, a Secretaria possui três projetos que se encaixam na proposta do Viver Sem Limite. Um deles,  prevê a inclusão digital de alunos com deficiência em atividades no contraturno e deve ser implementado em Planaltina de Goiás. O segundo é o de Educação Precoce, com formação de professores que têm interesse em atuar na área de atendimento a bebês e crianças com deficiência de 0 a 4 anos de idade. As tratativas ocorrem com Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Planaltina de Goiás. Finalmente,o terceiro projeto trabalha com a  implementação do atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades de superdotação.

Serviço:

Data:  09 de maio de 2024

Local do evento: Kubitschek Plaza Hotel, Auditório Minas Gerais

Endereço: SHN, Quadra 2 Bloco E, Asa Norte, Brasília-DF, CEP:70702-904

Programação:

8h às 9h – Coffee Break

9h às 12h – Seminário com participação de:

Maria Caroline Fleury de Lima, Secretária de Estado do Entorno do DF

Antônio José do Nascimento Ferreira, coordenador-Geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Maitê Caroline de Sousa Oliveira, Presidente do Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento

Ana Paula Soares Dourado, Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano

Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás