Entorno recebe primeiro Seminário do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania iniciou a divulgação do plano 'Viver Sem Limites' com um seminário na região do Entorno e Nordeste goiano, em parceria com a Secretaria do Entorno do DF.

Entorno recebe primeiro Seminário do  Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Entorno recebe primeiro Seminário do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Entorno recebe primeiro Seminário do  Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Entorno recebe primeiro Seminário do  Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Na manhã desta quinta-feira, municípios goianos da Região de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) acolheram o primeiro seminário de apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, chamado de "novo Viver Sem Limites", que será levado a todas as regiões brasileiras. O evento realizado em Brasília foi uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) com a Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), o Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento (Ibede) e o Consórcio Intermunicipal do Nordeste Goiano (Cisbango).

 

Caroline Fleury, Secretária do Entorno do DF, destacou a importância da união entre os entes federados para promover melhorias significativas na vida das pessoas com deficiência. Segundo o MDHC, o processo de adesão dos municípios ao plano começará em 2025.“O Governo de Goiás está junto com o governo Federal e os Municípios para viabilizar a melhoria de vida do cidadão do Entorno. Vamos trabalhar para que todos possam implementar projetos e captar recursos para inclusão da pessoa com deficiência”, frisou.

 

Ana Paula Feminella, da Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência, salientou a necessidade de superar a desigualdade social e os estigmas associados às deficiências. “É fundamental que os direitos sejam garantidos e que o tema deixe de ser um tabu", afirmou.

 

Durante o seminário, foram discutidas as diretrizes do Plano com representantes de 26 municípios das regiões Metropolitana do Entorno e Nordeste goiano. Raimundo Júnior, agente de trânsito de Águas Lindas de Goiás, expressou seu entusiasmo com a abrangência do plano: “Saio daqui com uma nova perspectiva sobre a necessidade de integrar o plano nas diferentes secretarias municipais.”

 

Maitê Caroline, presidente do Ibede, explicou que a missão do instituto é fomentar a adesão municipal ao plano, incorporando os direitos das pessoas com deficiência nas políticas públicas. “O conhecimento é o primeiro passo para a mudança,” comentou.

 

O seminário também contou com a presença dos deputados federais Erika Kokai e Célio Silveira, da presidente do Consórcio Intermunicipal do Nordeste Goiano (Cisbango), a  prefeita de Buritinópolis Ana Paula Soares Dourado, da prefeita do município de São João D’Aliança Débora Domingues. Também participaram os vereadores Tiago Machado (Luziânia), Shinayder Frederico de Melo (Formosa) e outras lideranças  de Novo Gama, Luziânia, Águas Lindas, Alexânia, Valparaíso, Cristalina, Cocalzinho, Formosa.

 

O evento teve, ainda, a apresentação do coral de 17 crianças atendidas pela Associação das Obras Pavonianas de Assistência – Ceal/LP que trabalha para minimizar as dificuldades relacionadas à Deficiência Auditiva, à Deficiência Intelectual/Transtornos do Espectro Autista de Brasília.   

 

 

Sobre o Plano

 

Lançado em novembro de 2023, o plano "novo Viver Sem Limites" é estruturado em quatro eixos temáticos, com 95 ações planejadas. Segundo Antônio José do Nascimento Ferreira, diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional, o plano visa envolver todos os 5 mil municípios brasileiros. "Nosso objetivo é engajar todos para melhorar a vida das mais de 18 milhões de pessoas com deficiência no país," concluiu Antônio José. 

 

Secretaria de Estado do Entorno do DF - Governo de Goiás