Escolas do Futuro abrem mais de 4 mil vagas para cursos gratuitos

Os cursos vão de Inteligência Artificial, Pilotagem de drone a Automação e Robótica, e são destinados a pessoas acima de 16 anos com ensino fundamental completo, na modalidade presencial

Escolas do Futuro abrem mais de 4 mil vagas para cursos gratuitos
EFGs oferecem 42 cursos técnicos gratuitos a população acima de 16 anos - Foto: André Bianchi

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com mais de 4 mil vagas abertas para cursos de curta e média duração. São 42 cursos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas pelo link efg.org.br/editaiscursos, com prazos que variam de 5 de maio a 6 de junho. Os cursos são gratuitos e abertos a pessoas que tenham a partir de 16 anos e ensino fundamental completo até o ato da matrícula.

Estão disponíveis cursos voltados para tecnologia, como Pilotagem de Drone (todas as unidades), Transformação Digital e Prototipagem (Goiânia e Valparaíso), Inteligência Artificial (Mineiros), Programação de Computadores (Santo Antônio do Descoberto e Aparecida de Goiânia), Desenvolvedor Python (Valparaíso), Lógica de Programação (Aparecida de Goiânia) e Automação e Robótica (Santo Antônio do Descoberto).

“Goiás está formando a melhor rede de ensino técnico do Brasil, e as Escolas do Futuro são uma prova disso, pois têm estruturas de ponta e oferecem cursos gratuitos que vão auxiliar as pessoas a conquistarem melhores oportunidades no mercado de trabalho”, relata José Frederico Lyra Netto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta responsável pelas EFGs.

Também há cursos básicos como Pacote Office, Excel Básico, Inglês Instrumental, além de outros voltados para o empreendedorismo, como E-Commerce, Criação de Conteúdo Digital, Marketing Aplicado ao Agronegócio, Empresas Digitais, Planejamento e Criação de Novos Negócios, e Liderança e Gestão de Equipes. A duração dos cursos varia e há aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno, a depender da unidade da EFG.

Os candidatos serão escolhidos na ordem de inscrição. Como é um processo contínuo, as turmas começam quando o número de inscritos iguala o número de vagas. Os resultados serão divulgados no site efg.org.br e as aulas começam cinco dias úteis após sua divulgação. Os interessados também podem ter mais informações pelo assistente virtual de WhatsApp, no número 62 99810-9649.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades do governo estadual, ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás