Suposto esquema milionário de desvio de dinheiro público é descoberto em Formosa

Investigação do MPGO revela provável esquema de corrupção na Prefeitura Municipal

Suposto esquema milionário de desvio de dinheiro público é descoberto em Formosa
suposto esquema milionário na Prefeitura de Formosa: computadores apreendidos em operação do MP

Uma investigação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que durou mais de um ano, desmascarou um suposto esquema milionário de desvio de dinheiro público e corrupção na Prefeitura Municipal de Formosa. O esquema, que se estendia por sete anos, envolvia a gestão de 2017 a 2019 e a atual administração, de 2020 a 2024.

Na sexta-feira (01), o Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou a operação "Vinte por Cento", que teve como alvo a Prefeitura Municipal de Formosa. A ação, que busca desarticular um suposto esquema de corrupção milionário, resultou na apreensão de computadores da sede do governo municipal.

Segundo o MPGO, os computadores apreendidos serão periciados pelo serviço de inteligência da instituição. A investigação mira crimes como pagamento de propina, fraude a licitações, corrupção passiva e peculato.

A operação foi desencadeada após delações premiadas de empresários e ex-servidores públicos, que detalharam o provável esquema de corrupção que funcionava na Prefeitura de Formosa.

Propinas e contratos milionários

Segundo o MPGO, os investigados cobravam propinas de 20% sobre contratos de licitação milionários firmados com empresas terceirizadas. Um dos contratos sob investigação chega a R$ 7 milhões. O valor total desviado durante os sete anos ainda está sendo apurado pelo MP.

Prefeito e secretários sob investigação

De acordo com o MP, o atual prefeito de Formosa, assim como os secretários de obras e administração, também estão sob investigação. Eles são objeto de um procedimento criminal que está em análise no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

O esquema de desvio de dinheiro público em Formosa é um caso grave de corrupção que afeta diretamente a população do município.

Arquivos