Está chegando a hora da verdade
Cidadãos formosenses decidirão no dia 02 de outubro próximo, o nome (ou os nomes) vitorioso nas urnas para representar a cidade na Assembleia Legislativa do Estado
No dia 02 de outubro do corrente ano, milhões de eleitores concorrerão às urnas eletrônicas para decidirem através do voto e assim escolherem os seus representantes políticos.
Neste ano de 2022, os brasileiros terão a oportunidade de exercer o seu poder através do sufrágio universal e decidirão através da força do voto quem será o próximo presidente da República, governador do Estado, bem como escolherão os senadores que representarão cada estado no Senado Federal. Neste ano eletivo também serão escolhidos os próximos deputados federais e estaduais, claro que muitos dos nomes que já estão exercendo o cargo, pois foram eleitos no pleito passado ainda continuarão no poder se forem legitimados pelo povo a permanecerem.
Formosa, essa cidade goiana de aproximadamente 120 mil habitantes e que sempre contou com pelo menos um representante da terra na Assembleia Legislativa do Estado, se prepara mais uma vez para ser protagonista e procurar escolher bem o nome ideal e mais bem preparado para ser a voz da cidade em Goiânia, bem como a nível estadual e nacional.
Com certeza a cidade espera poder encher o seu coração de orgulho ao se sentir representada por deputados que foram legitimados com os votos dessa população, representantes que de fato possam dar voz para esta cidade goiana que fica situada no entorno do Distrito Federal, Formosa espera que seus representantes carreguem no peito o orgulho de saírem eleitos daqui e não terem medo de levantar a bandeira formosense, de baterem no peito e orgulhosamente dizer com todo entusiasmo "eu sou de Formosa e estou aqui para representantar e defender os interesses do meu povo".
Entre os nomes que deslancham e ganham destaques no cenário político goiano e que tem chances reais de ser um deputado ou deputada eleita e com isso poder ser a representante ou o representante da população formosense e da região na ALEGO, aparece o nome de pelo menos quatro candidatos que reivindica o posto de comando como representante de fato e de direito de ser a voz de Formosa e da região na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, vejamos:
Carol Marques
A primeira dama da cidade quando assumiu a pasta como secretária de desenvolvimento social, logo começou ganhar força e desenvoltura política, muito embora nos primeiros dias quando assumiu o comando estivesse um pouco tímida, todavia não demorou muito para Caroline Marques assumir de fato a direção dessa importante pasta e tornar-se protagonista e demonstrar a que veio. Com isso o nome da primeira dama, que em um primeiro momento não era tão conhecido, logo tornou-se um dos principais nomes políticos de Formosa em razão dos inúmeros trabalhos sociais prestados à comunidade. Atualmente o nome de Carol Marques é um nome bem conhecido na política do Estado, ela que concorrerá ao cargo de Deputada Estadual, deixou para trás há muito tempo o anonimato para ser uma protagonista dentro do cenário político goiano e com grandes chances de ser eleita.
Delegada Fernanda
Não restam dúvidas que a Delegada Fernanda conquistou a simpatia de muita gente na cidade de Formosa pela sua inteligência e também por se destacar positivamente nos eventos sociais e nas palestras que ela participou ao chegar na cidade, e principalmente pela sua principal bandeira de luta que foi a defesa da mulher vítima de maus tratos e violência doméstica, quando ela era a Delegada chefe e esteve à frente da DEAM de Formosa.
Não foi em vão que essa jovem delegada foi conquistando o seu espaço no município e isso lhe rendeu uma cadeira no Poder Legislativo da cidade, sendo inclusive a vereadora mais bem votada nas eleições municipais de 2020. É válido ressaltar que a Delegada Fernanda deixou muitos nomes que já eram conhecidos da política formosense para trás.
Agora aproveitando o sucesso alcançado nas urnas na eleição municipal e a fama que Formosa lhe deu, a vereadora e Delegada Fernanda também entra na disputa árdua e acirrada como um bom nome para ser uma representante do município e da região como uma provável Deputada pelo Estado de Goiás.
Hernany Bueno (Bueno Hernany)
O sargento da Polícia Militar ganhou força política ao longo dos anos, principalmente pelos cargos de chefia e direção exercidos por ele, isso acabou contribuindo para que Hernany Bueno também fosse ganhando desenvoltura e musculatura política no estado. Lançou o seu nome pela primeira a um cargo eletivo político no ano de 2018 como candidato a Deputado Estadual, alcançando um número expressivo de votos, ou seja, o até então pouco conhecido pela população na época conseguiu em Formosa mais de 10 mil votos, Bueno não foi eleito, ficou apenas como suplente de deputado, pois os números de votos alcançandos por ele não foram suficientes para legitimá-lo como dono de uma cadeira na Assembléia Legislativa. Contudo, diante de todo esse protagonismo eleitoral alcançado em 2018, o nome dele passou a ser conhecido na região, fazendo com que ele fosse candidato a prefeito de Formosa em 2020, atingindo um bom percentual de votos e ficando em segundo lugar na disputa, é válido salientar que Hernany Bueno foi candidato a prefeito, tendo Ramos como candidato a vice e perderam a eleição para a chapa encabeçada por Gustavo Marques e Samir Sahori, que são os atuais gestores da cidade.
Hernany Bueno pleiteia mais uma vez a exemplo de 2018 ser eleito como Deputado Estadual.
Rafael Bueno
Talvez não tão conhecido como os três candidatos acima supracitados, Rafael Bueno que é servidor público pelo Distrito Federal surge como um nome que segundo ele mesmo, representa o agronegócio e os agricultores. Neste Prisma, o candidato a Deputado Estadual Rafael Bueno vem para a disputa com o apoio da Deputada Federal Bia Kicis, que é conhecida por ser uma deputada conservadora e uma das principais aliadas do Presidente Jair Bolsonaro.
Rafael Bueno, começou a vir em Formosa antes de ingressar na candidatura como Deputado Estadual, como representante e diretor da Rota da Fruticultura, agora com o apoio da deputada já mencionada e também com apoio de algumas lideranças, lança o seu nome como candidato e também reivindica o posto de provável representante de Formosa na ALEGO.
Rachel Dourado
A jornalista Rachel Dourado também se apresenta como uma boa opção para o eleitorado formosense, a jovem candidata é filha do ex-deputado constituinte e advogado Heli Dourado. Muito embora seja a primeira vez que ela esteja disputando um cargo eletivo, Rachel Dourado já tem experiência e história política, não apenas por ser filha de um ex-deputado, mas também pelo fato de já haver sido assessora especial da ex-deputada Dona Iris (viúva do saudoso governador de Goiás Íris Rezende).
Há um consenso por parte de muitas autoridades políticas que o nome de Rachel Dourado será um nome forte na disputa por uma das vagas ao Legislativo goiano. Certamente Rachel Dourado é um nome em potencial para alcançar apoios sólidos e bons resultados nessas eleições de 2022, a exemplo dos demais candidatos a deputados citados nesta matéria.
Formosa e o seu potencial político
É claro que diante desse cenário e com os nomes formosenses que entraram na disputa ao cargo de Deputado Estadual, entende-se que o município formosense unido com os demais municípios da região poderá levar para a Assembleia Legislativa até mesmo mais de dois deputados estaduais daqui eleitos pelo povo, mas o que resta agora é esperar e aguardar o resultado das eleições e saber qual será ou quais serão as decisões tomadas pela população formosense e quem de fato estará representando Formosa na Assembleia Legislativa do Estado.
Claro que se a cidade poder contar com no mínimo duas cadeiras no Legislativo Estadual, a comunidade formosense e também das cidades adjacentes somente tem a ganhar.
Além das candidatas e candidatos a Deputado Estadual que tem como base eleitoral o município de Formosa, segundo informações, dois vereadores atuais e um ex-vereador estarão disputando nestas eleições o cargo de Deputado Federal, são eles: a vereadora Kátia Rodrigues, o vereador Índio de Assis e o ex-vereador Wenner Patrick que estão pleiteando uma vaga na Câmara dos Deputados.