Estado do Tocantins em luto: Siqueira Campos está morto

Na noite desta terça-feira (4), o pioneiro político do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, veio a óbito. O ex-senador, ex-governador e idealizador de Tocantins criou o estado há 35 anos. Siqueira Campos tinha 94 anos e não resistiu a uma infecção generalizada, passando seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).

Estado do Tocantins em luto: Siqueira Campos está morto
Siqueira Campos tinha 94 anos e não resistiu a uma infecção generalizada, passando seis Como pioneiro, Siqueira Campos lutou para obter recursos para o desenvolvimento do estado e para que os tocantinenses pudessem viver com mais dignidade.

Morreu na noite desta terça-feira (4), o pioneiro político do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, criador do estado e ex-senador, ex-governador e idealizador de Tocantins. Aos 94 anos, Siqueira Campos não resistiu a uma infecção generalizada e faleceu após seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).

A trajetória de Siqueira Campos é marcada por uma longa caminhada em prol do desenvolvimento do estado, que culminou na criação do mais novo membro da Federação. Nascido em Crato (CE), ele foi deputado federal por quatro mandatos e governou Tocantins por quatro vezes - o último de 2011 a 2014. Em 2019, foi o senador mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL).

Durante seu discurso emocionado na cerimônia de posse, Siqueira Campos usou um verso do poeta Carlos Drummond de Andrade para expressar como se sentia: "Tenho duas mãos e o sentimento do mundo". Ele também defendeu a criação de mais 13 estados no Brasil.

A bancada do Tocantins prestou homenagem ao líder que sempre lutou pelo povo e pelo desenvolvimento do estado. O senador Irajá (PSD) publicou sua mensagem de pesar, enquanto a Professora Dorinha (União) agradeceu a Siqueira Campos pelos serviços prestados ao estado. Por sua vez, o senador Eduardo Gomes (PL) disse que o Tocantins se despede de seu grande líder.

Siqueira Campos deixa um legado de dedicação, perseverança e luta pela causa tocantinense. É com um sentimento de solidariedade à sua família e amigos que os, tocantinenses de nascença e de coração, se unem para prestar  homenagem a este grande criador do estado do Tocantins.