Ex-prefeito de cidade goiana manda matar ex-vereador e é condenado a 15 anos de prisão

Ex-prefeito de Turvelândia foi condenado a 15 anos de prisão por ordenar a morte de ex-vereador do município. Crime foi motivado por disputa política

Ex-prefeito de cidade goiana manda matar ex-vereador e é condenado a 15 anos de prisão
Odaelson Araújo da Silva, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Turvelândia, sofreu uma trágica morte a tiros em 2006, na porta de casa. Homicídio foi encomendado pelo ex-prefeito de Turvelândia, Rui César Mendonça/Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Turvelândia, Rui César Mendonça, foi condenado a 15 anos de prisão por mandar matar o ex-vereador da cidade Odaelson Araújo da Silva. A condenação foi decidida em um júri popular realizado na terça-feira (20), no Fórum de Maurilândia, no sudoeste de Goiás. O crime ocorreu há 17 anos, quando a vítima foi alvejada com vários tiros na frente de sua casa, na presença de sua filha de 6 anos à época.

De acordo com a decisão, o ex-prefeito responde ao processo em liberdade, pois "não houve alteração fática que justifique sua prisão cautelar". Além dele, nove outros foram acusados e presos no ano do crime. Eles permaneceram presos por mais de dois anos e, posteriormente, foram soltos. Entre eles, um já faleceu, outro foi absolvido e sete ainda seguem no banco dos réus. O crime ocorreu em um contexto de disputa política, segundo a investigação.

Atualmente, dois acusados pelo crime já têm data de julgamento marcada. Francisco Geraldo Bernardo, apontado como atirador, será julgado no dia 27 de junho de 2023 e Acássio Pereira Neto, acusado de contratar os assassinos, no dia 23 de agosto de 2023. Ainda cabe recurso da decisão condenatória do ex-prefeito.