Feira do Produtor em Posse movimenta o IF Goiano e valoriza a agricultura familiar
A iniciativa, organizada em parceria com diversas instituições, buscou fortalecer a economia regional e incentivar o consumo de alimentos saudáveis, sendo muito bem avaliada pelos produtores
Na manhã desta quinta-feira (17), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Campus de Posse foi palco da Feira do Produtor, uma iniciativa que contou com o apoio do Sebrae Goiás. O evento reuniu agricultores de diversas regiões do nordeste goiano, como Flores de Goiás, Mambaí, Alvorada do Norte, Guarani de Goiás, Posse, Buritinópolis e Sítio d’Abadia, que apresentaram uma variedade de produtos frescos e naturais.
Entre os itens expostos estavam mudas de hortaliças e árvores frutíferas, além de produtos como mel, rapadura, queijo e requeijão. Todos os produtos comercializados na feira eram produzidos de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos.
A feira é organizada pelo Sebrae em parceria com o IF Goiano, Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás, Cooperativa COOPER ADR. A iniciativa que surgiu com o LIDER Nordeste Goiano, e tem como objetivo promover a agricultura familiar, fortalecer a economia local e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma responsável. A iniciativa foi muito bem avaliada pelos produtores, que destacaram a importância do evento para dar visibilidade aos seus produtos e fortalecer a comercialização direta com o consumidor.
A Feira do Produtor reuniu centenas de visitantes em busca de produtos frescos, saborosos e saudáveis. As barracas coloridas, repletas de frutas, legumes, verduras, doces e derivados do leite atraíram a atenção de todos os presentes. Para a produtora rural e secretária de Agricultura de Flores de Goiás, Zilda Oliveira, a feira foi uma oportunidade única para os produtores apresentarem seus produtos e fortalecer os laços com a comunidade e região.
"Estamos aqui diretamente desse evento, dessa feira da agricultura familiar, juntamente com tantos parceiros valiosos, especialmente com o trabalho do Sebrae junto ao agricultor familiar. É fundamental, pois o produtor sabe produzir, sabe plantar, mas nem sempre domina a comercialização e possui o suporte necessário para atuar sozinho. A presença do Sebrae hoje, com todo o apoio que tem oferecido à região, é essencial. Além disso, esse trabalho proporciona visibilidade, permitindo que vejam o resultado do trabalho em conjunto. Dentro da propriedade, o agricultor lida com suas demandas cotidianas de forma isolada, mas aqui ele pode visualizar novas possibilidades para expandir sua produção. Portanto, parcerias como a do Sebrae são fundamentais nesse momento e somos muito gratos por isso, "disse Zilda.
Já a produtora rural e proprietária do Sítio Boca do Mato em Mambaí, Iasminy Berquó, ressaltou o trabalho realizado pelo Sebrae junto ao agricultor familiar, Ela enfatizou que esse foi um momento em que os produtores puderam comercializar, fazer novas parcerias, aprender e trocar experiências. “Eu acredito que o Sebrae foi essencial na organização dessa feira do produtor da agricultura familiar e esse é um evento primordial para os produtores. É o momento em que comercializamos, fazemos novas parcerias, aprendemos e trocamos experiências. Eu gostaria muito que isso fosse uma constância, principalmente no Nordeste Goiano, onde temos ausência de feiras focadas na agricultura familiar. Essa é uma das primeiras feiras com tantas atividades, então eu acredito que isso é uma iniciativa que tem que ter sempre continuidade e espaço para os pequenos produtores." concluiu.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias