Festa de Damianópolis será incluída no Calendário Cívico do Estado
Todos os anos, Damianópolis que têm pouco mais de quatro mil habitantes, recebe uma média de 15 mil a 20 mil turistas, da região, do Distrito Federal, da Bahia, de Minas Gerais e de cidades mais distantes de Goiás, que viajam ao município para participarem da tradicional festa de abril.
A tradicional festa do mês de abril que é realizada todos os anos na cidade de Damianópolis poderá ser incluída no Calendário Cívico do Estado de Goiás, através do Projeto de Lei 559/23, apresentado pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB).
O deputado quer colocar a festa de Damianópolis no calendário oficial de Goiás. A festa que é celebrada em Damianópolis há mais de 50 anos, é uma grande tradição que reúne pessoas de várias partes do estado, também de estados vizinhos como Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
A festa foi criada para homenagear Santa Catarina de Sena, que é a padroeira do município, por essa razão é que Gustavo Sebba apresentou o Projeto de Lei com o objetivo de incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a Tradicional Festa de Abril, que é realizada todos os anos em Damianópolis e é uma das principais festividades do Nordeste Goiano.
Milhares de pessoas geralmente visitam a cidade nessa época do ano para prestigiarem o evento, que é realizado no último final de semana do mês de abril e conta com diversos shows, celebrações religiosas, corrida de cavalos e torneios de futebol, duas modalidades esportivas que estão enraizadas na cidade, tendo também o circuito de pedal livre e um espaço para som automotivo.
Se o Projeto de Lei 559/23 for reconhecido e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em relação a tradicional festa de Damianópolis, isso representará uma grande conquista para o município, para os damianopolenses e para o Nordeste Goiano como um todo, uma vez que o território está alçando amplos voos e cada vez mais está sendo protagonista de sua própria história no estado de Goiás.