Festival Gastronômico e Rally dos Sertões impulsionam turismo e economia em Formosa

No último final de semana, a cidade foi o cenário de um dos eventos mais marcantes do ano, combinando a tradição culinária local com a adrenalina da competição esportiva

Festival Gastronômico e Rally dos Sertões impulsionam turismo e economia em Formosa
O tradicional Festival Gastronômico de Formosa foi realizado pela prefeitura com apoio da Rede Garfo, Sebrae e Sertões (Fotos Renato Feitosa)

Neste último final de semana, a cidade de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, foi palco de um dos maiores eventos do ano, combinando o Festival Gastronômico local com uma das etapas do renomado Rally dos Sertões. A união dessas duas iniciativas proporcionou uma experiência única para moradores e turistas, que puderam desfrutar de pratos típicos do Cerrado enquanto acompanhavam a adrenalina das competições off-road.

O Festival Gastronômico, que já é tradição em Formosa, ganhou ainda mais relevância ao ser realizado em conjunto com o Rally dos Sertões. Na sexta-feira (30), durante Concurso Sabores do Cerrado, os participantes puderam votar nos melhores pratos elaborados com ingredientes típicos da região, como o baru, e conheceram de perto a riqueza cultural e culinária do Cerrado. Entre os finalistas, destacaram-se criações como o “Arroz Caipira” do Ristrô Gastronomia, que conquistou o primeiro lugar no júri popular, com 561 votos. Já o prêmio do júri técnico foi para o Vandu’s.

Além das delícias gastronômicas, o evento foi uma grande oportunidade para promover o turismo e a economia local. A realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com Sebrae Goiás, Rede Garfo e Rally dos Sertões foi fundamental para o sucesso da iniciativa. O apoio técnico e as consultorias oferecidas pelo Sebrae foram essenciais para que os empreendedores locais pudessem aprimorar seus negócios e apresentar produtos de alta qualidade durante o festival.

“Eventos como o Festival Gastronômico trazem muitas oportunidades para as cidades por onde passam. E nós, enquanto Sebrae, ficamos muito felizes mesmo com a participação e o envolvimento tanto dos parceiros quanto da comunidade empresarial de Formosa. A realização do festival foi muito rica, principalmente pela participação efetiva dos negócios locais. Formosa conseguiu mostrar uma força incrível na gastronomia, e isso se deve realmente a esses empreendedores, a esses negócios da gastronomia local, que aceitaram o desafio de criar pratos com ícones do Cerrado e participar, competindo dentro do concurso gastronômico que o Sebrae, o Rally dos Sertões, a Rede Garfo e a prefeitura se propuseram a desenvolver”, avaliou o gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, que também participou da bancada avaliadora do júri técnico do festival.

Para ele, o encerramento do festival foi incrível porque celebrou as conquistas dos empreendedores locais que, com a maestria e a alquimia envolvidas na gastronomia, permitiram que todos celebrassem e reconhecessem esses negócios. “O Sebrae se sente privilegiado por estar participando dessa ação e poder contribuir com os negócios da gastronomia formosense. Mais uma vez, agradeço a cada parceiro e cada empreendedor que se disponibilizou em participar conosco”, destacou Cléber.

A presença de turistas de diversas partes do Brasil, atraídos tanto pelo rally quanto pela gastronomia, foi notável. Hotéis e restaurantes registraram ocupação total, demonstrando o impacto positivo de eventos como este na economia local. Para os empresários de Formosa, o festival representou uma oportunidade única de expor seus produtos a um público diversificado e de fortalecer suas marcas no cenário regional.

“Hoje estamos recebendo mais uma etapa do Rally dos Sertões em Formosa, e aconteceu algo muito importante: a valorização da gastronomia da cidade através do Concurso Sabores do Cerrado, que veio, de vez, coroar o setor de gastronomia, que é um dos pilares mais importantes do turismo em um município. Formosa tem uma rede de gastronomia muito importante, além de atrativos turísticos belíssimos, e uma cadeia turística completa, com postos de gasolina, farmácias e tudo mais, que funcionam muito bem. Receber um evento como o Rally dos Sertões em Formosa é algo de uma magnitude que nem conseguimos mensurar.

De acordo com ela, toda a rede hoteleira foi ocupada, e os restaurantes focaram cheios, especialmente na hora do almoço. “Para nós, isso é um benefício enorme. Temos certeza de que demos o nosso melhor para receber o Rally dos Sertões em Formosa, e estamos muito felizes com isso, vendo a alegria dos participantes e das pessoas que estão frequentando o evento neste momento. Então, todos saíram ganhando. Acho que todo mundo ganhou: o Sebrae, a prefeitura, a Rede Garfo, o Sertões. É isso, os empreendedores também ganharam. É assim que deve ser: quando todos ganham, não é sobre um ganhar e o outro perder. Todo mundo precisa ganhar”, analisou Pâmella de Castro Miranda Clemente, secretária municipal de Turismo e Cultura de Formosa.

Empreendedores como Amanda Alves, proprietária do restaurante Canto da Sereia, exaltou o festival, que está em sua sexta edição. “Esta é a segunda edição em que participo, e desta vez é especial, pois juntou as três etapas do Rally dos Sertões e o Festival Gastronômico. Ao todo, são sete dias de muita comida boa e música ao vivo. É uma experiência bem diferente. Posso dizer que é gastronomia e cultura. O Brasil é um país muito rico, com muita diversidade, e aqui, na vila gastronômica tem de tudo para todos os gostos. Estamos recebendo turistas de todas as partes do Brasil, principalmente nas etapas do rally, que é um evento nacional. Então temos gente de todo o país e, além disso, a população de Formosa também tem nos visitado e participado bastante”, disse.

O empresário Arthur Henrique Benfica Vilela também ressaltou a importância do evento para o empreendedorismo local. “Todos os pratos tiveram um sabor do Cerrado, e o nosso, é claro, não poderia ser diferente: um delicioso pão de mel do Cerrado. Feito com castanha de baru, brigadeiro branco e acompanhado de sorvete trufado, ele é simplesmente sensacional. Conseguimos criar uma delícia que representa o Cerrado, mas com um toque especial e exclusivo. Aliás, ele já faz parte do meu cardápio na Chocolates Pão de Mel”, disse.

O atual presidente da Rede Garfo em Formosa, Francisco da Silva Oliveira, popularmente conhecido como Júnior, enalteceu a parceria com o Sebrae e o Sertões para desenvolver um concurso gastronômico onde os próprios parceiros atuaram como júri técnico. “Este é o nosso sexto Festival Gastronômico, e a Rede Garfo já está presente em Formosa há seis anos. Somos uma associação bastante unida, com um espírito de colaboração, formados por quase 60 restaurantes, e trabalhamos em diversas áreas, sempre buscando parcerias e o desenvolvimento da cidade, principalmente no setor turístico”, disse.

Ele agradeceu à Secretaria de Turismo e ao Sebrae por toda a parceria e apoio. “Os cursos oferecidos pelo Sebrae foram fundamentais para nosso aprimoramento e nos deixaram ainda mais preparados para eventos como este”, concluiu.

O Festival Gastronômico e o Rally dos Sertões em Formosa mostraram-se um exemplo de como a integração entre gastronomia, cultura e esportes pode fortalecer o turismo e promover o desenvolvimento econômico sustentável de uma região.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248

Fonte: Sebrae Goiás