Formosa (GO): Após as eleições de 2022 surgem novas lideranças no município e inicia-se a corrida política para 2024

Resultado da eleição estadual reconfigura articulações para disputa da eleição municipal em 2024 no município de Formosa

Formosa (GO): Após as eleições de 2022 surgem novas lideranças  no município e inicia-se a corrida política para 2024

Muita embora os municípes formosenses ainda estão sobre o calor da emoção de tudo o que representou as eleições presidenciais de 2022 neste segundo turno, em que o presidente Jair Bolsonaro acabou sendo superado nas urnas pelo ex-presidente e agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade e todo o município se prepara para conhecer quais são as lideranças que se despontarão para disponibilizar os seus nomes para a disputa do executitvo nas eleições municipais de 2024, onde os formosenses terão a oportunidade de elegerem o próximo prefeito, vice-prefeito, juntamente com 19 vereadores.

É válido ressaltar que o atual prefeito, Gustavo Marques de Oliveira, que foi reeleito na eleição municipal de 2020 não pode mais se candidatar para o cargo na próxima eleição, a sua esposa Caroline Marques que foi candidata a deputada estadual em 2022, obteve uma quantidade bastante expressiva de votos, muito embora não tenha conseguido ser eleita, certamente saiu fortalecida do pleito, porém ela também não poderá lançar o seu nome como candidata a prefeita de Formosa, pois a candidatura da primeira dama neste caso é vedada pela Constituição Federal, trata-se da chamada inelegibilidade reflexa.

Dos cinco candidatos a deputado estadual que se autodeclaram formosenses e que seriam legítimos representantes de Formosa na ALEGO,  caso  fossem eleitos, passadas as eleições alguns deles não se manifestaram mais, não se sabe politicamente falando, onde eles estão, pois alguns se autoisolaram (não generalizando, claro!).

Um dos nomes que esteve presente nas três últimas eleições e que talvez poderia incomodar é o do Sargento Bueno Hernany, porém quando foram encerradas as eleições do primeiro turno, Bueno logo se manifestou agradecendo aos seus apoiadores e dizendo que não disputaria mais qualquer cargo eletivo, o que é uma pena, pois era um bom nome para 2024 e faria com que o jogo democrático fosse mais competitivo. Na última eleição Bueno Hernany obteve 8593 votos como candidato a deputado estadual.

Rafael Bueno que foi candidato a deputado estadual pelo PL e que aparentemente seria um nome que firmaria na recente história política de Formosa, por enquanto continua sumido desde que passaram as eleições ainda no primeiro turno. Rafael Bueno que era presença constante na cidade durante a campanha eleitoral, não foi mais visto por aqui com a mesma frequência, depois que não conseguiu se eleger, apesar dos 17043 votos obtidos como candidato a deputado estadual por Goiás.

Houveram alguns comentários que o deputado federal José Nelto pretendia disputar as eleições como candidato a prefeito do município, contudo isso não passa apenas de suposições, até mesmo porque ele foi reeleito para mais um mandato como deputado federal e como ele mesmo disse que adotou Formosa como se sua terra fosse, então é mais viável que ele continue no Congresso Nacional e disponibilize emendas parlamentares para ajudar o município e a região.

Algumas lideranças de Formosa já ousaram opinar que como Carol Marques não poderá vir como candidata a prefeita, Gustavo Marques estará apoiando a presidente da Câmara Municipal, Roberta Brito, que virá como candidata ao executivo para a próxima legislatura. Resta agora esperar como os prováveis nomes da disputa se comportarão a partir de janeiro, quando a ressaca das eleições de 2022 já estiver superada.

Vereadora Roberta Brito,  a presidente da Câmara Municipal de Formosa poderá ser apoiada pelo atual prefeito Gustavo Marques, na disputa pela prefeitura em 2024.

Semelhantemente ao nome da primeira dama que obteve 19763 votos, outro nome que saiu bastante fortalecido e que com certeza estará na disputa é o da Delegada Fernanda, que também foi candidata a deputada estadual em 2022. Ela obteve 14030 votos, ficou em segundo lugar na disputa e em relação aos números de votos obtidos dentro da cidade de Formosa, ficou atrás apenas de Carol.

Deve ser levado em consideração que tanto Carol Marques, bem como a Delegada Fernanda,  por muito pouco não se elegeram como deputadas estaduais.

Delegada Fernanda contou com o apoio do vice-prefeito Samir Sahori, que ao que tudo indica estará compondo a chapa da Delegada nas eleições municipais de 2022, ou Vice-versa. Samir Sahori tem o apoio de muitos empresários renomados da cidade e  de variados seguimentos, além de contar também com o  apoio dos trabalhadores da área da construção civil, não restam dúvidas que o nome do vice-prefeito Samir Sahori, é um nome em evidência. 

Alguns candidatos que não tiveram uma votação tão expressiva em relação a complexidade dos cargos disputados em 2022 talvez aparecerão disponibilizando os seus nomes para concorrerem ao legislativo municipal, uns na tentativa de permanência, outros entretanto, como pioneiros ao cargo de vereador. Entre os que estarão na disputa por um cargo no legislativo podemos citar a própria vereadora Kátia Rodrigues, Rachel Dourado, índio de Assis, Wenner Patrick, entre outros bem menos conhecidos, é o caso de Vera Formosa e Jorge Antonini ( este último foi candidato a prefeito de Formosa em 2020 e provavelmente não entrará na disputa para concorrer ao cargo de vereador).

Levando em consideração o candidato ou candidata ao executivo que o prefeito Gustavo Marques irá apoiar para a disputa nas eleições municipais de 2024, e diante da relevância obtida por Carol Marques como canditada a deputada estadual em 2022, com certeza o nome apoiado pelo atual chefe do poder executivo virá forte, como também virá forte o nome da Delegada Fernanda, mas não se pode ignorar o nome do vereador Doutor João Batista, que antes de se candidatar como vereador em 2020, foi pré-candidato a vice-prefeito na última eleição municipal.

O Dr. João Batista obteve como candidato a deputado federal agora em 2022 o total de 8.562 votos e provou que mesmo sendo bastante discreto tem carisma, liderança e tem conquistado o respeito de milhares de eleitores no município.

Em Formosa já surgiram comentários que velhos conhecidos da política e da sociedade estão se preparando para também entrarem na disputa de prefeito do município, é o caso do atual deputado Tião Caroço, todavia ele anteriormente já havia declarado para algumas fontes que abandonará a vida política. Após a atual legislatura, outro nome ventilado por aí é o nome de Betinho da Saneago, mas tudo o que estão dizendo até agora são meras conjecturas e suposições, entretanto sabemos que a partir de janeiro de 2023, as lideranças políticas do município já começarão articular, buscar apoio e formar alianças para a próxima eleição municipal de 2024, onde os formosenses elegerão para a próxima legislatura o prefeito municipal, o vice-prefeito e mais 19 vereadores.

A grande verdade é que alguns nomes estão fortalecidos e serão evidenciadas as novas lideranças que se organizarão para a disputa ao cargo de prefeito do município de Formosa em 2024.

Uma coisa é certa, já foi dada a largada para a corrida eleitoral de 2024 e outros nomes ainda podem aparecer.