Gêmeas separadas brincam juntas em hospital: “Seguem evoluindo”, diz Zacharias Calil

Valentina e Heloá foram separadas em 11 de janeiro |

Gêmeas separadas brincam juntas em hospital: “Seguem evoluindo”, diz Zacharias Calil
Valentina e Heloá foram separadas em 11 de janeiro | Foto: reprodução

As gêmea Valentina Prado Heloá, ambas de 3 anos, brincaram juntas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), neste domingo, 19.

Um vídeo gravado pela mãe delas mostra quando Valentina, após acordar, brinca animada com a irmã e a equipe médica. A menina, que teve mais dificuldade na recuperação pós-cirurgia, está totalmente sem sedação.

Ele teve alta do UTI na quarta-feira, 15. As crianças estão estáveis, sem respiradores e antibióticos e com acompanhamento da ferida operatória pela equipe do cirurgião Zacharias Calil.

Recuperação

De acordo com o último boletim, Heloá está aceitando a alimentação oral e não está com acesso venoso. Valentina segue em dieta enteral, em acompanhamento com fonoterapia para progressão de consistência da dieta, apresentando melhora do padrão neurológico, sem crises convulsivas.

As irmãs passaram por procedimento de separação em 11 de janeiro. A cirurgia durou 15 horas e envolveu 60 profissionais da rede pública de Goiás. Elas nasceram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestino delgado, intestino grosso e genitália.

Fonte: Jornal Opção