Gigafábrica de IA impulsionará o futuro da IA

Gigafábrica de IA impulsionará o futuro da IA
Publicação feita por Michael Dell em seu X, antigo Twitter

Hora do Papo Bon sobre IA (Inteligência Artificial). Agradeço sua leitura e vamos fazer valer o seu tempo.

Você já ouviu falar na nova gigafábrica de IA?

A construção é uma parceria entre Elon Musk, fundador da Tesla, Michael Dell, da Dell Technologies e da NVIDIA, fábrica de chips para IA. Essa união promete redefinir o cenário da IA e estabelecer um novo patamar na corrida tecnológica.

Michael Dell, fundador da Dell Technologies, anunciou a parceria quando postou uma foto e revelou que sua empresa, junto com a NVIDIA, está colaborando na criação de uma fábrica para o desenvolvimento dos algoritmos de Elon Musk.

Qual o montante do investimento?

A xAI, empresa de inteligência artificial de Musk e dona da Tesla, recebeu, recentemente, um investimento de US$ 6 bilhões. Todo esse capital está sendo direcionado para financiar a construção do maior parque de IA do mundo, que será equipado com 100 mil GPUs H100 da NVIDIA. Com este investimento Elon Musk se tornará um dos principais players no mundo da IA.

Denominada “Giga Fábrica de Calcular”, o novo parque de IA irá acelerar a inovação dos algoritmos e fomentará o desenvolvimento do “X”, o super aplicativo que Musk planeja construir, integrando uma enorme quantidade de dados.

Maior beneficiada no momento

Com a construção da “Giga Fábrica de Calcular”, a NVIDIA se torna a maior beneficiado no momento, consolidando como a fornecedora principal de GPUs, chips e processadores para o mercado de IA, que está em rápida expansão. À medida que a IA avança, a demanda pelos produtos da NVIDIA cresce, solidificando sua liderança na indústria.

Como a megafábrica de IA pode beneficiar o usuário final?

Entre as evoluções que podem ser sentidas por nós, pessoas normais e que utilizam a tecnologia em nosso dia a dia, estão a aceleração e o desenvolvimento de IA, com treinamento e desenvolvimento muito mais rápido de novos modelos, melhorando produtos e serviços de IA; acessibilidade a novas ferramentas de IA e avanços na pesquisa científica como mudanças climáticas, descobertas farmacêuticas que beneficiem os tratamentos e a otimização de recursos.

Semana que vem tem mais.

Loading...

P.S. Papo Bon, com ene, é uma corruptela com o nome Bonassa.

Fábio Bonassa é radialista e jornalista (MTb 81674/SP), e escreve sobre IA (Inteligência Artificial)