Goiás tem alerta para chuvas intensas com ventos de até 100 km/h, diz Inmet
Alerta se estende pelas próximas 24 horas. Previsão é de chuva de 50 a 100 milímetros por dia nas regiões leste, centro, sul, norte e noroeste do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo para chuvas intensas em Goiás. O aviso, que começou por volta de 10h desta terça-feira (20), prevê chuvas de 50 a 100 milímetros por dia e ventos de até 100km/h (veja previsões para municípios no final do texto).
O alerta se estende pelas próximas 24 horas e pode afetar cidades nas regiões leste, centro, sul, norte e noroeste do estado.
O instituto ainda alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações do Inmet:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de emergência, ligue para Defesa Civil, no telefone 199, e Corpo de Bombeiros, no telefone 193.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) também alertou para o risco potencial de chuvas volumosas no estado. Conforme o gerente do Cimehgo, André Amorim, a região centro-norte, que inclui Goiânia, deve ser mais afetada até dia 26 de dezembro.
O Governo de Goiás ressaltou que 14 municípios goianos são classificados com alto grau de risco. São eles: Cavalcante, Nova Roma, Alto Paraíso de Goiás, São João D'Aliança, Água Fria de Goiás, Niquelândia, Mimoso de Goiás, Formosa, Uruaçu, Hidrolina, São Luiz do Norte, Pilar de Goiás, Teresina de Goiás e Itapaci.
Confira a previsão do Cimehgo para chuvas para algumas cidades de Goiás:
Goiânia - 10 milímetros
Porangatu 10 milímetros
Catalão - 5 milímetros
Jataí - 5 milímetros
Rio Verde - 5 milímetros
Luziânia - 10 milímetros
Anápolis - 10 milímetros
Goiânia - 10 milímetros
Itumbiara - 5 milímetros
Ouvidor - 6 milímetros
Goiandira - 5 milímetros
Três Ranchos - 8 milímetros
Cumari - 5 milímetros
Anhanguera - 5 milímetros
Ipameri - 7 milímetros
Nova Aurora - 5 milímetros
Cristalina - 15 milímetros
Santa Helena - 6 milímetros
Ceres - 10 milímetros
Goianésia - 10 milímetros
Davinópolis - 5 milímetros
Fonte: g1 Goiás