Goiás torna-se referência na realização de transplantes no Brasil
HGG foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para realização de três novos tipos de transplantes: medula óssea, pâncreas e rim-pâncreas. Anúncio foi feito pelo Governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (21).
Jornalista Renato Feitosa
DRT 0013454/DF
Na tarde desta sexta-feira, 21 de abril, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou em vídeo postado em suas redes sociais, à população goiana que o Ministério da Saúde habilitou o Hospital Estadual Dr.Alberto Rassi (HGG) a realizar mais três novos tipos de transplantes, são eles: medula óssea, pâncreas e rim-pâncreas. Com isso, o HGG passa a ser a única unidade de saúde estadual que realiza transplantes de órgãos.
Com a habilitação do Hospital Geral de Goiânia, concedida pelo Ministério da Saúde, para fazer os transplantes de medula óssea, pancreas e rim-pancreas, o governador Ronaldo Caiado enfatizou que com essa conquista para a saúde pública do Estado de Goiás, o estado entrou para o Sistema Nacional de Transplantes e passou a ser uma referência no assunto, ressaltou o governador.
O estado passará a atender os pacientes de alta complexibilidade que estão já cadastrados no sistema, "tenho certeza absoluta, o HGG será o maior centro de transplantes do Centro-Oeste", ponderou Caiado.
Os transplantes que são realizados pela rede pública de saúde de Goiás, são feitos de forma completamente gratuita, com isso, o estado torna-se referência nacional em saúde pública, atendendendo não somente aos goianos, mas pacientes vindos das mais diversas regiões do Brasil.