Governo de Goiás amplia infraestrutura do Hospital de Formosa para atender Entorno do DF e Nordeste Goiano

Unidade terá implantação de novas alas para abrigar 298 leitos de internação, sendo 40 de UTI; além de Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico; e cinco salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade

Governo de Goiás amplia infraestrutura do Hospital de Formosa para atender Entorno do DF e Nordeste Goiano
Presidente da Goinfra e secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, vistoria obras do HEF, que são executadas sem comprometer atendimento médico à população/Fotos: Silvano Vital

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), executa obras de infraestrutura que vão elevar o Hospital Estadual de Formosa (HEF) à condição de complexo hospitalar, com capacidade para atender municípios do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste goiano. A unidade terá seu potencial de internação, hoje em 85 leitos, elevado para 298. 

Em termos estruturais, a mudança também será significativa: dos 5 mil metros quadrados originais, passará a 21 mil metros quadrados de área construída. Já foram implantadas, na unidade, salas de exames de tomografia e, ao logo deste ano, serão realizadas, por etapas, entregas de novas alas até a inauguração do novo hospital, prevista para março de 2026.

O presidente da Goinfra e secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, vistoriou as obras e reforçou o compromisso da equipe técnica do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) em promover as intervenções cumprindo o cronograma estabelecido pelo Estado. “As obras avançam com qualidade e dentro do cronograma. Em breve, teremos um novo polo de saúde, referência em cardiologia, para atender o Entorno do DF e, principalmente, a população da região do Nordeste goiano com várias especialidades médicas”, ressaltou o secretário.

Complexo hospitalar

Com a entrega das obras, o complexo terá 40 novos leitos de UTI, divididos igualmente para atendimento adulto, neonatal, pediátrico e coronariano. A unidade também terá cinco novas salas cirúrgicas destinadas a procedimentos de média e alta complexidade. O projeto inclui ainda a construção do Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, que contará com dois consultórios, dois leitos de observação e quatro leitos de medicação. A unidade terá ainda espaço para internação psiquiátrica.

Funcionamento mantido

O cronograma e a execução das obras não afetaram o funcionamento do HEF. Em 2024, a unidade realizou mais de 345 mil atendimentos, com média mensal de 8 mil pacientes, apenas no pronto-socorro. Entre os serviços disponíveis estão: tomografia (oferecida desde fevereiro de 2023), raio-X, ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e doppler.

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes — Governo de Goiás