Governo de Goiás celebra parceria com BNDES com foco na universalização do saneamento no Estado

O objetivo é ampliar investimentos no setor e alcançar a universalização dos serviços básicos, de acordo com o Novo Marco Legal de Saneamento.

Governo de Goiás celebra parceria com BNDES com foco na universalização do saneamento no Estado
Governo de Goiás e BNDES assinam contrato para universalizar saneamento básico

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) irá liderar um contrato que visa realizar um diagnóstico sobre a situação atual dos serviços de saneamento básico em 217 municípios de Goiás, além da estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para impulsionar e ampliar os investimentos no setor.

Nesta quinta-feira (14/9), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), celebrará um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para consultoria em saneamento básico. A parceria contempla a realização de estudos técnicos-operacionais, socioambientais, jurídicos e econômico-financeiros para a estruturação de modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), com o objetivo de aumentar os investimentos no setor e alcançar a universalização dos serviços básicos, de acordo com o Novo Marco Legal de Saneamento.

O governador Ronaldo Caiado e o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, assinarão o contrato em uma reunião com o diretor do BNDES, Nelson Henrique Barbosa Filho, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a partir das 11h. "Nosso foco, com esta consultoria, é definir ações para impulsionar a política pública de saneamento em Goiás, por meio da união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada. Já alcançamos a criação das Microrregiões de Saneamento e, agora, com os estudos de PPPs, damos mais um passo para ampliar a competitividade e acelerar o desenvolvimento dos municípios em todas as regiões de Goiás", explica Sales.

O contrato será dividido em duas fases de trabalho, que serão acompanhadas pela Seinfra. Na primeira fase, será realizado um diagnóstico da situação atual dos serviços de saneamento básico em 217 municípios goianos, para que o BNDES possa apresentar ao Governo de Goiás um projeto de PPPs. Após a conclusão desta etapa, o Estado analisará os resultados apresentados e decidirá se irá dar continuidade à segunda fase, que prevê a condução dos processos legais e licitatórios para a criação das parcerias público-privadas no Estado.

SERVIÇO

Pauta: Governo de Goiás celebra parceria com BNDES com foco na universalização do saneamento no Estado

Data: Quinta-feira, 14/9

Horário: 11h

Local: Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Praça Cívica, 10° andar, Sala de Reuniões - Goiânia (GO)

Secretaria de Estado da Infraestrutura - Governo de Goiás