Governo de Goiás prepara projetos de inovação e desenvolvimento sustentável para o Nordeste Goiano
O governo irá editar um decreto para instituir um Comitê Estratégico Interinstitucional, que será responsável por criar e implementar os projetos.
O Governo de Goiás está empenhado em desenvolver um modelo de desenvolvimento sustentável para o Nordeste goiano. Nessa busca por soluções, secretários do governo e representantes do Sebrae se reuniram no gabinete da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.
O objetivo central é criar um conjunto de projetos que possam garantir renda, emprego e prosperidade para os moradores da região. O foco está em explorar o potencial do ecoturismo e desenvolver sistemas de produção de alimentos que sejam compatíveis com o Cerrado, além de outras atividades que estejam alinhadas com a vocação da região.
Durante a reunião, a consultora de projetos de desenvolvimento de territórios do Sebrae, Elaine Maria Moura Souza, apresentou o projeto Líder, que guarda semelhanças com a proposta do governo de Goiás. Os secretários ficaram impressionados com a estrutura de governança participativa, em que a população exerce um papel protagonista.
"Acredito que é importante que nossa iniciativa promova o desenvolvimento do turismo sustentável na região, o que impulsionará a economia. Nosso projeto precisa ter a capacidade de gerar renda e emprego", afirmou a secretária Andréa Vulcanis. "Devemos olhar com atenção para as pessoas que vivem no Nordeste goiano e levar esperança para quem precisa."
Além da secretária da Semad, estiveram presentes na reunião os secretários de Agricultura e Pecuária, Pedro Leonardo Rezende, de Economia, Selene Nunes, e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. A ideia é buscar a participação de outros órgãos do governo conforme o projeto ganhe forma.
O governo irá editar um decreto para instituir um Comitê Estratégico Interinstitucional, que será responsável por criar e implementar projetos de inovação e desenvolvimento sustentável para o Nordeste goiano. A Secretaria de Economia será a coordenadora desse processo.
"Será uma construção coletiva. O primeiro passo é estruturar o projeto para que, a partir dele, possamos buscar apoiadores e instituições interessadas em colaborar com o financiamento", explicou Selene.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás