Governo de Goiás promove workshop sobre mobilidade urbana
LabTrans apresentou metodologia para Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos projetos de corredores de transporte rápido (BRT) em Águas Lindas de Goiás e Luziânia

A Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte da SGG e a Secretaria do Entorno do DF de Goiás (SEDF-GO) reuniram, nesta terça-feira (1), técnicos municipais da área de mobilidade para a apresentação de estudos voltados à implantação de corredores de transporte rápido (BRT) na região. O evento ocorreu na Agência Goiana dos Municípios, em Goiânia, e foi conduzido pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC).
Atualmente, dois estudos de impacto estão em andamento para a Região Metropolitana do Entorno: um para o BRT entre Águas Lindas (GO) e Ceilândia(DF) e outro entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF). A secretária Caroline Fleury destacou a relevância dessas análises para a estruturação do sistema de transporte da região.
“Esses estudos de viabilidade são extremamente importantes. Eles servirão de base para o planejamento a ser feito a partir da consolidação do Consórcio Interfederativo, que em breve passará a gerir o sistema”, afirmou Fleury.
O coordenador do LabTrans, Rodolfo Nicolazzi, reforçou que a governança compartilhada é essencial para garantir a efetividade das obras. “A base para qualquer solução no Entorno é a integração. Sem um consórcio bem estruturado, qualquer iniciativa pode perder força”, pontuou.
O subsecretário Miguel Pricinote destacou que, caso todas as etapas avancem conforme o previsto, as obras deverão ser iniciadas em 2027. “Estamos realizando estudos técnicos, econômicos, sociais e ambientais para garantir a viabilidade dos projetos”, explicou.
Antes mesmo do início das obras de infraestrutura, mudanças significativas já poderão ser percebidas, conforme apontou Caroline Fleury. “A reorganização do sistema de transporte será possível a partir da criação do Consórcio Interfederativo”, ressaltou.
O workshop foi ministrado pelo coordenador do LabTrans/UFSC, Rodolfo Nicolazzi, e pelo gestor técnico da instituição, Victor Marques Caldeira. O LabTrans é o responsável pela execução dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), fundamentais para o desenvolvimento dos projetos de mobilidade na região.
Secretária do Entorno do DF de Goiás e Secretaria Geral de Governo - Governo de Goiás