Acidente na área do Exército em Formosa, deixa oito militares feridos
Militares ficaram feridos em acidente ocorrido hoje no Forte Santa Bárbara, felizmente eles não correm risco de vida, conforme nota oficial emitida pela Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto.
Um míssil acaba de explodir no Forte Santa Bárbara, em Formosa-GO. A área do Exéricito existente em Formosa é o maior centro de treinamento militar existente na América Latina, informações preliminares que acabaram de ser divulgadas há poucos instantes apontam para oito militares feridos, ainda não se sabe a gravidade e o estado de saúde das vítimas até o presente momento. Entretanto, em informações preliminares, o que se sabe até agora é que dois militares tiveram que ser levados em uma aeronave para o Hospital das Forças Armadas em Brasília, os outros dois militares foram conduzidos para o Hospital Estadual de Formosa.
Segundo alguns militares que prestam serviço militar em Formosa, um morteiro explodiu e feriu um tenente da corporação, o oficial juntamente com outro militar que estava próximo dele precisaram de ser conduzidos de helicóptero para um hospital do Distrito Federal, conforme relato de testemunhas, os militares acidentados são do Estado do Paraná, fazem parte da brigada antiaérea e estavam em treinamento no Campo de Instrução de Formosa.
Conforme informações divulgadas pelo próprio Exército Brasileiro, o Campo de Instrução de Formosa (CIF), com sua superfície de quase 1.200 km2, é a maior e melhor área para exercícios de tiro de artilharia e foguetes que o Exército Brasileiro possui. Inclusive foi aquartelada lá, para possibilitar a realização de seu treinamento de tiro, a mais poderosa unidade de artilharia de foguetes do Exército e da América do Sul, o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (GLMF), equipada com o Sistema ASTROS II, fabricado pela empresa brasileira Avibras.
Essa matéria será atualizada a qualquer momento.
Atualização da matéria e nota oficial do Exército Brasileiro
NOTA OFICIAL SOBRE O INCIDENTE OCORRIDO NA AREA MILITAR DE FORMOSA. CONFIRA
Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto
NOTA À IMPRENSA
O Comando Militar do Planalto informa que na manhã desta terça-feira (16/8), no Campo de Instrução de Formosa (GO), ocorreu incidente durante o exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.
O incidente foi no transcurso das atividades planejadas, no emprego de uma Viatura Antiaérea especializada durante procedimentos relativos à manutenção da mesma, com a presença de técnico e militares capacitados.
Após o fato, oito militares ficaram feridos e foram prontamente atendidos pelas quatro equipes de saúde empregadas na Operação, utilizando suas ambulâncias e o helicóptero da equipe de segurança. Até o momento, dois militares permanecem hospitalizados. O estado de saúde deles é estável e não correm risco de vida. Os demais foram atendidos em hospitais da cidade de Formosa e Brasília e foram liberados.
O Exército Brasileiro mantém contato com os familiares dos militares envolvidos e será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Leia na íntegra o documento em anexo