Grávidas poderão acompanhar crescimento de feto através de adesivo milimétrico de ultrassom
As testagens envolveram 15 voluntários, que usaram o adesivo em diferentes partes do corpo e seguiram suas rotinas, incluindo a prática de exercícios físicos.
Em breve, mamães contarão ainda mais com a tecnologia durante a gestão e poderão acompanhar o crescimento do bebê em suas barrigas por meio de um dispositivo recém-criado. Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um adesivo, do tamanho de um selo postal, que registra imagens contínuas via ultrassom por 48 horas, enviando-as diretamente para o celular.
O selo tem cerca de 3 milímetros de espessura. Os resultados dos testes dos adesivos foram publicados na revista Science, de renome mundial e os cientistas responsáveis pela criação esperam que a invenção comece a ser vendida em farmácias dos Estados Unidos em breve.
As recomendações, porém, não indicam uso contínuo, mas sim de apenas uma vez por semana, de acordo com Xuanhe Zhao, professor de engenharia mecânica e um dos idealizadores do projeto.
“Nós idealizamos que os adesivos possam ser usados em várias partes do corpo. Acreditamos que chegamos a uma nova era de dispositivos vestíveis de imagem que permitirão uma visualização interna dos nossos órgãos”, explicou ele, ao jornal Daily Mail.
As testagens envolveram 15 voluntários, que usaram o adesivo em diferentes partes do corpo e seguiram suas rotinas, incluindo a prática de exercícios físicos. O selo monitora a atividade corporal, como alterações no coração e músculos, inchaços e até mesmo o desenvolvimento de tumores.
Além de possibilitar que gestantes acompanhem o desenvolvimento dos bebê, o adesivo pode também monitorar tumores, agilizar diagnósticos e facilitar tratamento.
Fonte: Mais Goiás