Gustavo Mendanha começa a articular volta ao MDB
Gustavo deixou o MDB após discordar do apoio de Daniel a Caiado e com a aliança com o União Brasil
Sem interesse e força política para trilhar o caminho da oposição em Goiás, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha tenta voltar ao MDB.
Na semana passada, Mendanha se encontrou com um secretário do governo de Ronaldo Caiado bem próximo do vice-governador Daniel Vilela (MDB), e abriu o diálogo sobre o retorno ao partido.
Gustavo deixou o MDB após discordar do apoio de Daniel a Caiado e com a aliança com o União Brasil, o que resultou na chegada do emedebista à vice.
Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, ele avalia que para voltar ao cenário político, o MDB proporcionaria capilaridade e uma “base” já consolidada para a disputa eleitoral de 2026.
Com a relação estremecida e sem se falarem desde o ingresso de Daniel na base caiadista, Gustavo e o vice-governador ainda não conversaram, mas a avaliação política de aliados é que é só questão de tempo para que o emedebista abone a ficha de filiação do antigo companheiro.
Vantajoso
Para Daniel, a volta de Gustavo ao MDB acaba com a chance do ex-prefeito ser o seu adversário na disputa ao governo de Goiás em 2026. Mesmo sem mandato, Gustavo conquistou um eleitorado consistente na disputa contra Caiado no ano passado.
Aliados de Gustavo defendem que além de ser um apoio a Daniel, ele pode ampliar a força do partido como candidato a deputado federal ou até mesmo ao Senado, que terá duas vagas em 2026.
Bandeira branca
Quem também busca aproximação com o governo do estado é o presidente da Fieg, Sandro Mabel. O empresário e ex-deputado fez oposição a Ronaldo Caiado nos últimos quatro anos e apoiou a candidatura de Gustavo Mendanha ao Palácio das Esmeraldas. Agora, quer passar uma borracha no passado e ter convivência pacífica e harmônica com a gestão estadual, numa nova versão de Mabel paz e amor.
Nova roupagem
Prefeito Vilmar Mariano (Patriota) retoma neste mês os mutirões da Prefeitura de Aparecida. Com novo layout e proposta, o programa “Prefeitura em Ação”, agora chama “Mutirão de Aparecida” e contará com a participação do governo de Goiás. Vilmar vai convidar o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e a filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, para participar do mutirão nos dias 24 e 25 de março, na Região do Setor Santa Luzia, que faz limite com Goiânia.
As informações são do jornalista João Bosco Bittencourt, colunista político e de economia do Mais Goiás