Hacker é preso em Formosa-GO por extorsão com foto íntima

Um homem de 24 anos foi preso em Formosa-GO por extorquir dinheiro de uma vítima usando uma foto íntima dela. Ele obteve a foto de forma clandestina e a utilizou para ameaçar a vítima, exigindo dinheiro para não divulgá-la.

Hacker é preso em Formosa-GO por extorsão com foto íntima
Imagem meramente Ilustrativa - Foto/reprodução - Internet

Formosa, Goiás - Na manhã desta última terça-feira (12/03), o Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Formosa deflagrou a "Operação Hacker" para prender um homem de 24 anos acusado de extorsão.

Segundo as investigações, o suspeito obteve uma foto íntima da vítima de forma clandestina e a contatou por meio de um perfil falso no Instagram. Usando a foto como ameaça, ele exigiu dinheiro da vítima, dizendo que divulgaria a imagem se ela não pagasse.

Após um trabalho investigativo, a Polícia Civil identificou o suspeito e o computador usado no crime. Na manhã de terça-feira, com apoio da 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), o GEIC de Formosa prendeu o homem e cumpriu um mandado de busca e apreensão na região central da cidade.

Confissão e motivação

O suspeito confessou que foi contratado por uma terceira pessoa para prejudicar a reputação da vítima.

É importante destacar que o termo correto para quem comete esse tipo de crime é "cracker". Um cracker é alguém que usa suas habilidades em computação para violar sistemas com intenções maliciosas, geralmente buscando ganhos financeiros.

Reputação e danos psicológicos

Casos como este podem causar danos psicológicos e à reputação da vítima, além de configurar crime de extorsão, previsto no Código Penal Brasileiro.

Para se proteger de crimes como este, é importante ter cuidado ao compartilhar fotos íntimas online e manter os perfis de redes sociais privados. Também é importante denunciar qualquer atividade suspeita à Polícia Civil.

Informações adicionais

Data da operação: Terça-feira, 12 de março de 2023

Local: Formosa, Goiás

Órgão responsável: Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Formosa

Crime: Extorsão

Perfil falso: Instagram

Mandados: Prisão temporária e busca e apreensão

Motivação: Prejudicar a reputação da vítima

Termo correto: Cracker

Crime previsto: Código Penal Brasileiro