Imprensa goiana volta a fazer especulações sobre a corrida eleitoral em Formosa, que acontecerá em 2024

O Jornal Opção, que tem sede em Goiânia fez menção neste domingo, 14 de maio, ao quadro político de 15 cidades goianas com maior eleitorado no Estado, Formosa está entre elas.

Imprensa goiana volta a fazer especulações sobre a corrida eleitoral em Formosa, que acontecerá em 2024
Prefeitura Municipal de Formosa/Foto: jornalista Renato Feitosa

Ex-deputado estadual Tião Caroço,  Delegada Fernanda Lima, além do deputado federal José Nelto, e Sargento Hernany Bueno, foram destaques em matéria veiculada pelo Jornal Opção, neste domingo, 14, que colocou em evidência às eleições municipais de 2024 (Foto: Reprodução).

A matéria que foi publicada originariamente no Jornal Opção e assinada pelo jornalista Euler de França Belém, defende o ponto de vista que os exércitos político-eleitorais do Estado de Goiás serão remontados a partir das eleições de 2024 — quando novos prefeitos e vereadores chegarão ao poder. Na verdade, muitos deles, os que vão disputar a reeleição, no caso de prefeitos, poderão continuar no poder.

 

A vida, como se sabe, não começa nos palácios — do Planalto, em Brasília, e das Esmeraldas, em Goiânia. A vida começa nos municípios. Por isso, quando um candidato a governador é forte na maioria das cidades, como Marconi Perillo (PSDB), em tempos idos, e Ronaldo Caiado, da União Brasil, entre 2018 e 2022, dificilmente perde eleição. O primeiro foi eleito quatro vezes. O segundo foi eleito duas vezes. As conexões de ambos com o interior sempre foram muito fortes. A do primeiro se perdeu. A do segundo continua, e se mantém sólida.

 

Os 246 municípios de Goiás têm 4.904.911 eleitores. E 2.706.141 estão concentrados em apenas 15 cidades (uma das cidades listadas pelo Jornal Opção, Porangatu, não tem um eleitorado grande, 31.096, mas foi escolhida por ser uma cidade emblemática — é a maior do Norte do Estado). Ou seja, cerca de 55% dos eleitores goianos estão nos municípios que serão arrolados e examinados a seguir.

 

As facções políticas que elegerem prefeitos em tais municípios terão uma força imensa para a disputa eleitoral do governo do Estado, do Senado, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Goiás em 2026. Pelo quadro atual, examinando os grupos políticos em cada um deles, percebe-se que as forças governistas — isto é, ligadas ao governador Ronaldo Caiado e ao vice-governador Daniel Vilela, do MDB — são as mais sólidas (...)  (Texto extraído do Jornal Opção).

 

Aproveitamos então a oportunidade para dar destaque a cidade de Formosa, uma das principais do Estado e ao que tudo parece, aqui a disputa será intensa e bem acirrada, é válido ressaltar que as discussões em torno das eleições municipais de 2024 em Formosa já começaram e alguns pretensos candidatos já estão correndo na frente em busca de formação e consolidação de alianças, outros ainda estão um pouco tímidos, não se sabe ainda o que estão esperando (ou talvez já sabem muito bem).

O município de Formosa conta hoje com75.782 eleitores, e observando o dispositivo constitucional, o atual gestor Gustavo Marques, que foi reeleito em 2020, na chapa formada por Gustavo e Samir, não pode ser mais candidato em 2024. O prefeito ainda não definiu oficialmente quem será o seu herdeiro político, entretanto, é certo que ele tem as suas preferências, e certamente logo irá revelar. 

 

O Jornal Opção, na matéria acima supracitada, apontou Tião Caroço, como o principal nome na disputa, levando em conta o saudosismo de muitos em relação aos remotos anos 2000, porém sabemos que hodiernamente os dias são outros e muitas coisas de lá para cá mudaram totalmente, por essa razão não se pode menosprezar o nome de pessoas mais jovens na política e na disputa, mas também não se deve omitir a história política construída por este que é um dois mais importantes políticos do estado, que foi prefeito de Formosa por duas vezes, além do mais  o ex-deputado estadual Tião Caroço (União Brasil), ligado ao governador Ronaldo Caiado, poderá vir para à disputa com o apoio e respaldo do chefe do executivo estadual.

Alguns ainda apostam também no nome do deputado federal José Nelto, que antes era visto com frequência na cidade, atualmente não está sendo mais assim e o nome do deputado goiano já não é tão falado por aqui, da mesma forma que era outrora.

 

Por mais que alguns órgãos da imprensa ainda insistem de citar esporadicamente o nome do Sargento Hernany Bueno, que foi o principal adversário de Gustavo Marques em 2020, o ex-candidato declarou logo após o término das eleições de 2022, quando disputou mais uma vez uma cadeira na Alego, que não seria mais candidato a nenhum cargo eletivo.

É conhecido e sabido nos bastidores que em Formosa já são mais de 10 pessoas que disseram pretender concorrer ao cargo de prefeito do município, ou outros tem falado por eles. Um pouco mais ousada e audaciosa é a Delegada da Polícia Civil e vereadora Fernanda Lima, que não esconde de ninguém o seu projeto, desejo e vontade de disputar às eleições e dessa vez como cabeça em uma Chapa Majoritária.  A Delegada foi candidata a deputada estadual na última eleição e obteve 12.099 votos, o nome dela está crescendo a cada dia e é uma provável candidatura que já está dando o que falar.

Acredita-se que nomes que já estão sendo cogitados como candidatos na corrida eleitoral do município, que acontecerá somente em 2024, estão esperando um aval ou declaração pública do prefeito, que tem a máquina pública em suas mãos e isso poderá fazer toda a  diferença, claro que na política uma eleição é disputada voto a voto, não há alguém mais insignificante que o outro, e neste prisma, aquele que apoia a um determinado candidato quer também se sentir apoiado e não menosprezado e deixado para trás. Parcerias, alianças, busca de apoio deverão acontecer, levando em conta a possibilidade de ser as eleições do ano que vem em Formosa, a mais disputada de toda a história do município, é por essa razão que demonstração de apoio e parceria deverá ser benquista e aproveitada, pois no final de tudo isso poderá ser um grande Divisor de Águas.