Inverno chega com força a Goiás, traz baixa umidade relativa do ar e temperaturas mais baixas
O El Niño, fenômeno que consiste no aquecimento do Oceano Pacífico, também influenciará no clima desta estação
A quarta-feira (21) marca o início do inverno no Brasil, que se estenderá até o dia 23 de setembro. Em Goiás, a estação é marcada pela presença de massas de ar seco, reduzindo drasticamente os níveis de umidade relativa e chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa deve ficar abaixo de 30%, com picos de queda até a casa dos 15%, além de temperaturas mais baixas principalmente nas madrugadas e manhãs.
O El Niño, fenômeno que consiste no aquecimento do Oceano Pacífico, também influenciará no clima desta estação. Segundo a meteorologista Elizabete Alves, do Inmet, a intensidade do fenômeno está classificada como moderada, mas pode se intensificar nos próximos meses. A previsão de Elizabete é de aumento de até 2°C na temperatura e redução da umidade relativa.
Essas condições climáticas devem ser levadas em conta, pois podem causar sérios problemas de saúde, como doenças respiratórias, além do aumento no risco de queimadas. O Inmet recomenda, portanto, que as pessoas reduzam suas atividades físicas durante o horário de maior incidência de sol e aumentem sua ingestão de líquidos. É importante também que se observe a possibilidade de formação de nevoeiros e/ou névoa úmida, que podem diminuir a visibilidade em estradas e aeroportos.
Os efeitos do El Niño podem se estender até a primavera e, possivelmente, influenciar no clima do ano que vem. Assim, é necessário acompanhar o desenvolvimento mensal do fenômeno. O inverno em Goiás, portanto, deve ser marcado por menos chuvas e umidade abaixo dos 30%, segundo o Inmet.