Lula negocia com o PROS retirada da candidatura de Pablo Marçal

Executiva do PT tem encontro com Eurípedes Júnior, que retomou o comando do partido, para alinhar apoio no primeiro turno

Lula negocia com o PROS retirada da candidatura de Pablo Marçal
Pablo Marçal é hoje candidato pelo PROS à Presidência da República — Foto: Reprodução/Vídeo PROS

Após negociações para a retirada das candidaturas de Luciano Bivar (União) e André Janones (Avante) - esse ainda candidato - o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agora avança sobre o PROS, que já registrou Pablo Marçal como nome ao Palácio do Planalto. Aproveitando-se da mudança no controle da sigla definida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lula iniciou conversas como Eurípedes Júnior, que voltou ao comando da sigla.

A conversa de Lula com Eurípedes acontecerá nesta quarta-feira (3) e foi confirmada pelo próprio dirigente do PROS ao jornal "Valor Econômico". Segundo ele, o encontro se dará com integrantes da Executiva Nacional do PT e terá como tema o debate de um apoio da legenda a Lula. Ele também confirmou ao jornal que terá um encontro com Pablo Marçal para tratar de sua candidatura.

No domingo (31), uma decisão do vice-presidente do STJ, Jorge Mussi, determinou que Marcus Holanda, então presidente e que conduziu a articulação para a candidatura de Marçal, deixasse o comando da sigla.

O imbróglio sobre o comando do PROS reside no fato de as duas alas do partido terem feito reuniões que consideram legítimas e que acabaram contestadas na Justiça. Em primeira instância, Eurípedes, fundador da legenda, saiu vitorioso. No Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), porém, Marcus Holanda ganhou a batalha em março deste ano. Sob esse comando, Pablo Marçal foi escolhido em convenção e registrado como candidato ao lado da vice Fátima Pérola Neggra.

Agora, porém, a decisão do STJ devolve o comando ao antigo presidente. Em meio ao embate, há inclusive áudios e mensagens registrados em cartório que sugerem que o grupo de Holanda tentou comprar decisões judiciais para manter o comando da sigla.

Ataques

Agora alvo de articulações de Lula, Pablo Marçal é um crítico voraz do ex-presidente. No dia 25 de julho,disse em um vídeo em suas redes que o petista é 'um vagabundo', que 'vive chapado' e que deveria se aposentar. Ele também critica o presidente Jair Bolsonaro, mas com menor ênfase.

Com informações de O TEMPO