Maior avião da América do Sul entra em serviço na FAB
Novo avião da FAB chega a Anápolis para transformar o transporte aéreo brasileiro
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, em Anápolis, a 55km de Goiânia, uma nova aeronave. Trata-se do KC-390 Millennium, que traz consigo versões mais avançadas e completas das tecnologias de reabastecimento durante o voo, comunicação de última geração e capacidades de autodefesa.
Este sexto avião, dos 19 encomendados, é o maior modelo da América do Sul, com 34 metros de comprimento e 35 de largura entre as asas. Ele tem a capacidade de transporte de até 80 pessoas, sendo que 64 delas podem ser paraquedistas plenamente equipadas.
"A aeronave é uma produção brasileira que traz consigo a possibilidade de cumprimento de diversas missões em apoio à população brasileira", explicou o Major Aviador Rafael Portela.
O processo de certificação da aeronave KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A aeronave KC-390 Millennium, conta com versões mais avançadas e completas, entre as quais o reabastecimento durante o voo, comunicação de última geração e capacidades de autodefesa. O avião tem a capacidade de transporte de até 80 pessoas e tem a possibilidade de cumprimento de diversas missões de apoio à população brasileira. O processo de certificação deu-se com a participação de especialistas de diversas organizações, que certificaram a aeronave como mais avançada e completa.