Mais saúde: Inauguração do Hospital de Águas Lindas de Goiás desafoga o sistema de saúde do Entorno
A cerimônia ocorre segunda-feira (17) com a presença do Governador Ronaldo Caiado e da Ministra Nísia Trindade, marcando o efetivo início do funcionamento da unidade
Mais de 1,2 milhão de habitantes da Região do Entorno do Distrito Federal (RME) serão diretamente beneficiados com a inauguração do Hospital de Águas Lindas de Goiás na próxima segunda-feira (17), às 8h. A estrutura foi planejada para atender os 31 municípios da região Noroeste do Estado. “É o Governo reforçando a assistência hospitalar de que municípios distantes da capital tanto precisam”, destacou o Secretário de Saúde, Rasível dos Reis, Secretário Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).
Entre as autoridades, estão confirmadas as presenças do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, na cerimônia que marca o início efetivo do funcionamento da unidade, uma promessa de mais de 20 anos. O secretário Rasível assegurou que o atendimento será iniciado, mas devido ao tamanho e à capacidade, será realizado por etapas.
“O Hospital que estamos entregando tem um projeto totalmente diferente do original. São 164 leitos, sendo 40 de terapia intensiva, 15 especialidades médicas ambulatoriais, além de cinco áreas multiprofissionais. Também serão oferecidos exames de imagem de alta e média complexidade, como tomografia, ressonância, endoscopia, ultrassom e raio-x, trazendo grandes benefícios para a população”, explicou.
A Secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, reforçou o compromisso do Governo de Goiás com a promoção da saúde e com o desenvolvimento da região. “Águas Lindas tem cerca de 225 mil habitantes. Isso trará um alívio significativo para a região, atendendo não apenas a cidade, mas também Santo Antônio do Descoberto, Cocalzinho e outros municípios próximos”, afirmou Fleury.
Mais bebês goianos
De acordo com dados da SES-GO, foram investidos R$ 157 milhões na construção do hospital e maternidade. “A maternidade é um sonho antigo da nossa população! Então, é o governo oferecendo dignidade. E agora vão nascer mais goianos, porque muitas vezes nasciam como brasilienses por pura necessidade de vir ao hospital da capital federal”, frisou.
A secretária destacou o compromisso do governador Ronaldo Caiado em retomar e concluir obras paradas há anos, demonstrando uma gestão focada na eficiência e responsabilidade. “O governador Caiado, junto com o secretário de Saúde, fez um trabalho intenso para resolver os problemas burocráticos e financeiros que impediam a conclusão dessas obras. Hoje, o hospital de Águas Lindas é uma realidade, pronto para atender com a mesma qualidade dos melhores hospitais particulares”, disse Fleury.
Dignidade no Entorno
Os investimentos em saúde na RME já somam R$ 770 milhões desde 2019. Para a secretária Caroline Fleury, isso é muito expressivo e reforça a atenção do governo para o Entorno. “Antes, a saúde de Goiás era voltada para a região metropolitana de Goiânia. O governador, como médico que é, descentralizou a saúde, levando os atendimentos para onde as pessoas mais precisam”, assinalou.
Caroline Fleury exemplificou as ações: “Em Luziânia e Formosa, inauguramos policlínicas e regionalizamos hospitais. E, falando em infraestrutura, como no caso do Hospital de Águas Lindas, agradeço ao Secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, que junto com o governador, colocou o projeto em prática e só descansou após a entrega de tudo pronto”, concluiu.
Secretaria de Estado do Entorno | Governo de Goiás