Mambaí recebe Seminário Nordeste Goiano – Um Território Empreendedor
Evento realizado pelo Sebrae reuniu palestrantes e líderes que debateram sobre políticas públicas para o desenvolvimento regional
Por Renato Feitosa, de Mambaí
Na manhã de terça-feira (18), a cidade de Mambaí sediou o “Seminário Nordeste Goiano – Um Território Empreendedor: Conexões para o Desenvolvimento”, realizado na Chácara Verônica Bianco Paim pela Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás. O encontro foi marcado pela presença de diversas lideranças do Nordeste Goiano, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, que puderam vivenciar as trocas de experiências e as muitas conexões estabelecidas para o progresso da região como um todo.
O professor Guilherme Ghelli foi um dos palestrantes
Presente também na cerimônia, o professor Guilherme Ghelli, de Monte Carmelo (MG), diretor da Associação LIDER – Coração do Cerrado: Região de Oportunidades, compartilhou experiências, sucessos e conquistas que foram adquiridas pelas cidades do Triângulo Mineiro que aderiram e hoje integram a entidade.
Bruno Queiroz, presidente da Associação de Desenvolvimento Regional Sustentável do Nordeste Goiano, ao abrir os trabalhos, deu boas-vindas a todos e agradeceu às autoridades ali presentes, entre elas o secretário municipal de Administração, Roniclei Moreira dos Santos, que estava representando o prefeito anfitrião Joaquim Barbosa Filho. O gerente da regional, Cléber Chagas, conduziu os trabalhos, fez as suas considerações iniciais e passou a palavra para o primeiro palestrante da manhã, o professor Guilherme.
“Acreditamos que podemos trabalhar pela nossa região e fazermos a nossa cidade crescer, é por isso que estamos aqui, mesmo porque o líder é o maior protagonista do desenvolvimento da região, por essa razão ser líder é ter atitude”, ressaltou. O professor falou sobre os avanços que aconteceram em Monte Carmelo e nas cidades adjacentes, sempre deixando claro que o Nordeste Goiano é um território de grande potencial e que poderá avançar muito, tendo como práticas a aplicabilidade em educação empreendedora, inovação e empreendedorismo. “Inovação é substituir algo estabelecido por algo novo que fará mais sentido”, ponderou.
O palestrante orientou as lideranças presentes a sempre buscarem conexões positivas, principalmente no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo, lembrando que os líderes precisam estar unidos e compartilhar a mesma visão, unindo-se em torno da região para buscar recursos e fazer as coisas acontecerem nas diversas áreas: turismo, educação, cultura, esportes, infraestrutura e tecnologia. “A partir do momento em que essas conexões forem estabelecidas e os líderes avançarem ainda mais na busca de investimentos para a região, o desenvolvimento irá acontecer. Deu certo em Monte Carmelo e região, certamente também dará certo no Nordeste Goiano, levando em conta inclusive o grande potencial que o território tem”, disse.
Soluções para o desenvolvimento
O gerente regional Cléber Chagas orientou os trabalhos
Muitas mensagens de motivação e incentivo foram registradas entre as lideranças, que passaram a compreender melhor que quando elas agem pensando no desenvolvimento de toda região, esta passa a ter mais força e maior visibilidade. E por essa razão é necessário que se estabeleçam conexões, pois a visão de união com um projeto voltado para o desenvolvimento do território fará com que o trabalho seja recompensado e trará cada vez mais o progresso e o engrandecimento para o Nordeste Goiano.
O gerente Cléber Chagas, por sua vez, abordou as políticas públicas, sempre chamando a atenção para o desenvolvimento regional, dizendo sobre a necessidade de se melhorar o ambiente de negócios. Ele disse ainda que o Sebrae Goiás oferece soluções para o desenvolvimento, sempre acreditando em um empreendedorismo transformador, dando oportunidades de qualificação e crescimento para líderes, ações e iniciativas essenciais para o crescimento econômico do Nordeste Goiano.
Ele destacou os muitos trabalhos já desenvolvidos pelo Sebrae na região e os avanços já obtidos, sempre direcionando as lideranças para o caminho do desenvolvimento, mobilizando pessoas e fomentando o potencial nelas existentes, com ética, cooperação regional, comprometimento e inovação.
No evento também foi apresentada a Agenda de Desenvolvimento Regional do Nordeste Goiano. Cléber, Bruno Queiroz e a coordenadora do Sebrae Elaine Moura falaram sobre o território empreendedor, a sustentação para o trabalho e a jornada empreendedora na Região Nordeste. Na ocasião também foi apresentada e deixada ao conhecimento de todos, a plataforma DATA NPE que irá auxiliar as autoridades e lideranças com informações relevantes para que eles possam conhecer, através de análise de dados, como está sendo o desenvolvimento de sua cidade e para que também possa conhecer as eventuais oportunidades propiciadas pelo território como um todo.
A coordenadora Elaine Moura falou sobre território empreendedor
Os representantes da Goiás Turismo Luciano Guimarães e Fernando Magalhães também estiveram presentes e isso reforçou ainda mais essa parceria e conexão para o desenvolvimento cada vez mais intenso do turismo no nordeste goiano. Aproveitando a oportunidade em relação ao setor turístico, o consultor de turismo de aventura Kiko Alencar, que também foi um dos palestrantes, aproveitou para falar sobre o desdobramento do programa Turismo 4.0, do Sebrae Nacional, que atende também mais oito regiões turísticas do Estado de Goiás.
“Este seminário representou para todos nós aqui presentes, trocas e conexões e se acreditarmos em nossos sonhos relacionados a tudo o que foi tratado aqui, nós iremos longe”, finalizou o gerente regional Cléber Chagas.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Fonte: Agência Sebrae de Notícias