Marcos Goulart é eleito presidente da Câmara Municipal de Formosa para o exercício de 2023

Marquim Araújo quando foi eleito vereador no início do mandato se apresentou como um parlamentar da oposição, fazendo parte da chamada "Bancada da Independência", mas alguns dias depois, o político apadrinhado pelo o ainda deputado Tião Caroço migrou para a base do prefeito Gustavo Marques.

Marcos Goulart é eleito presidente da Câmara Municipal de Formosa para o exercício de 2023
Vereador Marquim Araújo, eleito presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2023/Foto: Câmara Municipal de Formosa-GO

O vereador Marcos Goulart de Araújo (PP) foi eleito com dez votos favoráveis presidente da Câmara Municipal para o ano de 2023 da 19ª Legislatura em Formosa, ao vencer a sua oponente a vereadora Simone Ribeiro.

Marcos Araújo, conhecido politicamente como Marquim Araújo, fez parte da Chapa 2 que saiu vencedora. É válido ressaltar que as Chapas concorrentes foram montadas de última hora, depois de muita discórdia política suscitada entre os vereadores.

Esperava-se que os candidatos a presidente seriam os mesmos que disputaram o cargo no último dia 15 de dezembro, a saber, Luziano Martins e Joelson Trovão, mas na manhã deste sábado (31) quando os nomes dos candidatos foram apresentados, percebeu-se as mudanças ocorridas em ambas as chapas.

A Chapa 01 apresentou como candidatos os seguintes vereadores:

Presidente: Simone Ribeiro; 

Vice-presidente: Luziano Martins;

Primeiro secretário: Hermes Costa;

Segundo secretário: Professor Shinayder;

Terceiro secretário: Ciê do Sacolão.

A Chapa 02 apresentou como candidatos os seguintes vereadores:

Presidente: Marquim Araújo; 

Vice-presidente: índio de Assis;

Primeiro secretário: Dr. João Batista;

Segundo secretário: Filipe Vilarins;

Terceiro secretário: Joelson Trovão.

Alguns vereadores ao declararem os seus votos usaram os microfones da Câmara Municipal para fazerem os seus desabafos e elogios, alguns deram a entender que na política de Formosa existe "mentiras, traições e falsidades", uma vez que não conseguiram esconder as suas mágoas e ressentimentos.

O vereador Luziano usou a tribuna para dizer que havia aberto mão da presidência e havia acreditado na palavra do vereador Dr. João Batista, que segundo ele havia dito que votaria na Chapa 01 que tinha Simone Ribeiro como candidata a presidente, João Batista  votou na Chapa 02 e fará parte da Mesa Diretora em 2023.

Por outro lado, Joelson Trovão também alfinetou outros "colegas", pois segundo ele, alguns vereadores que já haviam votado na Chapa 01 tinham prometido votar na Chapa 02.

Votaram na Chapa vencedora (Chapa 02) os seguintes vereadores:

Roberta Brito; Marquim Araujo; Subtenente Clesio; Com de Paiva; Filipe Vilarins; Joelson Trovão; Professora Nilza; Dr. João Batista; Índio de Assis e Cátia Rodrigues.

Vereadores que votaram na Chapa 01:

Mundim, Ciê do Sacolão, Delegada Fernanda, Hermes Costa, Luziano Martins, Nema, Professor Shinayder, Simone Ribeiro e Valdson José. Chapa de Simone Ribeiro que foi superada por Marquim Araújo.

A primeira eleição para definir a mesa diretora para o próximo ano aconteceu no dia 15 de dezembro passado, em uma sessão ordinária bastante acalorada na Câmara de Vereadores, onde nesse dia muitos parlamentares estavam com os ânimos exaltados. Na sessão do dia 15, o vereador Luziano Martins de Araújo chegou a vencer a eleição de seu adversário Joelson Trovão, mas  teve a candidatura anulada pelo fato de haver apresentado candidatura solo à atual mesa diretora através do departamento jurídico entendeu que essa característica apresentada por Luziano não atendia os requisitos mínimos previstos no regime interno da Câmara Municipal de Formosa e na Lei Orgânica do Município. Diante disso, Joelson Trovão foi declarado vencedor devido a ilegalidade composta pela Chapa de Luziano. Luziano Martins recorreu e o Desembargador Wilson Dias deu provimento ao recurso interposto pelo vereador, que novamente seria o candidato legitimado a assumir a presidência da casa, mas na sexta-feira (30), o desembargador Carlos Alberto França fez cessar os efeitos da decisão do Desembargador Wilson Dias, determinando que fosse convocada em sessão ordinária uma nova eleição, composta por presidente, vice-presidente, primeiro, segundo  e terceiro secretário.

o vereador Luziano Martins já havia ocupado o cargo de presidente da Câmara de Formosa. A primeira vez ocorreu entre 2006 e 2007, em 2017 Luziano foi eleito presidente da Câmara mais uma vez, no início da 18ª Legislatura.

Diante de tanto imbróglio político e após tantas discussões que ocorreram nos últimos dias em Formosa, a presidente da Câmara Municipal Roberta Brito, juntamente com a mesa diretora e em cumprimento a ordem e decisão judicial convocou em sessão extraordinária a todos os vereadores para votarem nas chapas para a disputa da Mesa Diretora do ano de 2023. Os vereadores atenderam a convocação, entretanto desta feita, tanto a Chapa 01, bem como a Chapa 02 apresentaram mudanças em suas composições, a Chapa 01 apresentou a vereadora Simone Ribeiro como candidata a presidente e a Chapa 02 apresentou Marcos Goulart de Araújo (Marquim Araujo), como seu candidato para presidir a casa em 2023. 

Terminada a votação, a atual presidente da Câmara de Vereadores de Formosa, a vereadora Roberta Brito declarou a Chapa 02 vencedora por 10 votos contra 09, tendo sido eleito presidente da Câmara Municipal  para o exercício de 2023 o vereador Marcos Goulart de Araújo (Marquim Araújo).

Assim ficou definida a Mesa Diretora para o exercício de 2023

Presidente: Marquim Araújo; 

Vice-presidente: índio de Assis;

Primeiro secretário: Dr. João Batista;

Segundo secretário: Filipe Vilarins;

Terceiro secretário: Joelson Trovão:

A eleição da Chapa 02 representa mais uma vitória para o atual gestor de Formosa, uma vez que os vereadores que irão compor a nova Mesa Diretora fazem parte da base do prefeito. Aqueles que agora irão compor a mesa, se não faziam parte da situação, agora terão que compor e integrar a base de Gustavo.