Ministério dos Transportes apresenta diretrizes para Grupo de Trabalho com entes federados

Grupo inicia neste mês busca de soluções integradas para o transporte no Entorno do DF

Ministério dos Transportes apresenta diretrizes para Grupo de Trabalho com entes federados
Ministério dos Transportes apresenta diretrizes para Grupo de Trabalho com entes federados

Na quinta-feira (11), o Ministério dos Transportes convocou uma reunião virtual que reuniu representantes da União e dos governos de Goiás e do Distrito Federal (DF). Participaram da reunião o secretário Geral de Governo de Goiás, Adriano Rocha Lima, e a secretária do Entorno do DF (SEDF-GO), Caroline Fleury. A condução do encontro ficou a cargo de Anderson Santos Bellas, diretor de Outorgas Substituto da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes. 

 

O grupo é composto por dois representantes de cada ente e/ou órgão. O governo do Distrito Federal é representado por dois integrantes da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOB/DF). Além do Ministério dos Transportes, que coordena o GT, a União também é representada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela empresa pública INFRA SA.  

 

Para Caroline Fleury, titular da SEDF-GO, é um passo extremamente importante reunir os três entes federados envolvidos na questão, com o compromisso de alcançar resultados práticos. Ela observa que “a região enfrenta desafios peculiares, incluindo complexidades e um fluxo intenso de pessoas e serviços entre Goiás e o Distrito Federal. A qualidade deficiente e o alto custo das tarifas têm impacto não apenas nos usuários, mas também em toda a economia que depende da mão-de-obra da população do Entorno do Distrito Federal”.

 

O grupo pretende abordar questões como a busca por soluções que promovam o equilíbrio econômico do sistema, sem sobrecarregar exclusivamente os cidadãos. Além disso, estudará e poderá propor projetos de lei destinados a alterar o atual arranjo institucional de gestão do sistema na região. Uma dessas soluções em consideração é a criação de um consórcio interfederativo para a gestão compartilhada entre a União e os governos de Goiás e do Distrito Federal. 

 

Por fim, o GT planeja, com base em estudos detalhados em preparação pela INFRA SA, propor uma ampla reestruturação e melhoria do sistema, fundamentada em dados precisos sobre linhas, número de usuários, empresas envolvidas e outros aspectos. Entre os objetivos está a regularização licitatória do sistema, atualmente precarizada, bem como a abordagem de outros temas relevantes que possam surgir durante o período de atuação do Grupo de Trabalho. A secretária antecipou que há previsão de três outros encontros ainda em Janeiro. 

 

Comunicação Setorial - Secretaria do Entorno do DF