Morre o Papa Francisco aos 88 anos

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano, às 7h35 no horário local, conforme anunciou o cardeal Kevin Farrell.

Morre o Papa Francisco aos 88 anos
O pontífice, primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica, dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres e marginalizados, e sua morte foi recebida com pesar por fiéis e líderes mundiais

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, às 7h35 no horário local. A causa da morte não foi informada pelo Vaticano.

O pontífice vinha enfrentando graves problemas de saúde nos últimos meses, incluindo uma pneumonia dupla que o manteve hospitalizado por quase 40 dias entre fevereiro e março deste ano. Mesmo debilitado, fez uma última aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro, no Domingo de Páscoa, para abençoar os fiéis.

Francisco foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Ele assumiu o papado em 2013, tornando-se o 266º papa da história, e ficou conhecido por seu estilo simples, defesa dos pobres e por buscar reformas e maior inclusão dentro da Igreja.

O funeral seguirá os ritos tradicionais, com o corpo sendo levado para a Basílica de São Pedro para visitação dos fiéis. Atendendo a um pedido pessoal, Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, rompendo com a tradição dos últimos pontífices, que foram sepultados na Basílica de São Pedro.

Sua morte marca o fim de um pontificado de quase 12 anos, reconhecido por gestos de humildade, coragem e compromisso com os marginalizados. O sino da Basílica de São Pedro tocou para anunciar a notícia, que causou comoção entre católicos e líderes mundiais.