Motoristas de mais de 30 cidades goianas podem ganhar 40% de descontos em multas de trânsito
É importante destacar que o desconto só é aplicável para as infrações cometidas nas cidades participantes do programa.
Motoristas de mais de 30 cidades goianas têm a oportunidade de economizar 40% em multas de trânsito. Isso é possível graças ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite aos condutores cadastrados receberem notificações de infrações diretamente em seus dispositivos móveis ou computadores. A adesão a esse sistema é feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o desconto é válido até a data de vencimento da multa. Segundo o presidente do Detran-GO, delegado Waldir, essa iniciativa reduz os custos tanto para os órgãos de trânsito quanto para os cidadãos.
Esse benefício já está em vigor para as multas aplicadas pelo Detran-GO e pela Goinfra nos municípios cadastrados. Após ter sido suspenso por questões administrativas, o convênio foi retomado em agosto. Os condutores que receberem autuações dentro do prazo de notificação e aderirem ao SNE podem aproveitar o desconto. Porém, aqueles que receberam multas antes da adesão desse benefício pelos municípios não têm direito à redução. A partir do dia 15 de agosto, as multas aplicadas nos municípios conveniados também poderão receber o desconto.
"Além de retomar o convênio, temos o objetivo de ampliar sua abrangência para que mais condutores possam se beneficiar", ressalta o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Para se inscrever no Sistema de Notificação Eletrônica, o condutor precisa realizar o cadastro por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para download nas lojas de aplicativos do IOS e Android. É importante ressaltar que, ao solicitar o desconto de 40% nas infrações, o condutor perde o direito de recorrer da multa. No aplicativo, é possível visualizar detalhes de cada multa, reconhecer a infração cometida, copiar códigos para pagamentos e até mesmo indicar o condutor responsável pelas infrações.
Esse benefício é resultado de um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e o Serviço Federal de Processamento (Serpro) e está em vigência para as multas aplicadas pelo Detran-GO e pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
As prefeituras que atendem aos requisitos e desejam fazer parte do SNE devem solicitar um convênio de multas com o Detran-GO, enviando um ofício à presidência do departamento de trânsito. Para formalizar o convênio, é necessário apresentar certidões de regularidade e documentação pessoal do prefeito e da autoridade de trânsito.
Essas informações foram extraídas do portal G1.